Tribunal Penal Internacional emite mandado de captura para Netanyahu

Tribunal Penal Internacional emite mandado de captura para Netanyahu

TPI acusa líderes de crimes de guerra e crimes contra a humanidade; decisão gera reações em Israel

O Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou, nesta quinta-feira (21.nov.2024), a emissão de mandados de captura contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant e o líder do Hamas, Mohammed Diab Ibrahim Al-Masri, conhecido como Mohammed Deif. A decisão foi divulgada em comunicado oficial, detalhando acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Segundo o TPI, há “motivos razoáveis” para acreditar que Netanyahu teria responsabilidade criminal em atos como “fome como método de guerra”, além de assassinatos, perseguições e outros atos desumanos classificados como crimes contra a humanidade. As acusações também incluem as ações de Mohammed Deif, líder do Hamas, relacionadas aos ataques contra Israel em outubro de 2023.

A emissão dos mandados ocorre após o procurador do TPI, Karim Khan, ter solicitado, em 20 de maio, autorização para investigar crimes cometidos durante os ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro e a resposta militar israelense na Faixa de Gaza. Mesmo sem a aceitação formal da jurisdição do TPI por Israel, o tribunal determinou que pode prosseguir com as acusações.

Líderes israelenses reagiram duramente à decisão. O ex-primeiro-ministro Naftali Bennett classificou a ação do TPI como uma “vergonha”. Já o líder da oposição, Yair Lapid, afirmou que a medida representa “uma recompensa para o terrorismo”, reforçando a posição de Israel de negar qualquer prática de crimes de guerra em Gaza.

Foto: RS/Fotos Públicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda
Pular para o conteúdo