Crise política na França: governo enfrenta moção de desconfiança

Crise política na França: governo enfrenta moção de desconfiança

Primeira votação de desconfiança em 60 anos pode derrubar coalizão liderada por Michel Barnier.

A França enfrenta uma grave crise política que pode culminar com a derrubada do governo do primeiro-ministro Michel Barnier, menos de três meses após sua posse. Nesta quarta-feira (4.dez.2024), parlamentares votarão uma moção de desconfiança que ameaça encerrar a frágil coalizão formada por Barnier, aprofundando a instabilidade na segunda maior economia da zona do euro.

Se aprovada, esta será a primeira vez em mais de seis décadas que um governo francês cai por meio de uma moção desse tipo. A crise ocorre em um momento crítico, com a França enfrentando um déficit orçamentário elevado e tensões crescentes com aliados na União Europeia.

A crise se intensificou após Barnier tentar aprovar o orçamento de seguridade social sem votação parlamentar, medida que desagradou tanto a extrema-direita, liderada por Marine Le Pen, quanto a esquerda. Juntas, essas forças têm votos suficientes para aprovar a moção de desconfiança.

O presidente Emmanuel Macron, atualmente em visita à Arábia Saudita, deve retornar ao país para lidar com a situação. Caso Barnier seja destituído, Macron poderá pedir que ele permaneça como interino até a escolha de um novo primeiro-ministro, que pode ocorrer apenas em 2025.

Analistas políticos alertam que a instabilidade pode atrasar importantes reformas econômicas e prejudicar a posição da França no cenário internacional, especialmente com as eleições na Alemanha e os desdobramentos da posse de Donald Trump nos Estados Unidos.

A votação está prevista para ocorrer às 19h (horário local), com expectativa de definir os rumos da política francesa nos próximos meses.

Foto: Fabio Rodrigues- Pozzebom/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo