Com sintomas gripais graves, a doença afeta principalmente mulheres e crianças; OMS e governo investigam a origem
Uma doença de origem desconhecida provocou a morte de 143 pessoas na província de Kwango, no sudoeste da República Democrática do Congo, apenas em novembro. Autoridades locais informaram às agências de notícias internacionais que os infectados apresentam sintomas semelhantes aos da gripe, como febre alta e intensas dores de cabeça.
A gravidade da situação mobilizou uma equipe médica à área de Panzi, região rural afetada, para coletar amostras e investigar a origem da doença, afirmou Apollinaire Yumba, ministro da Saúde, na segunda-feira (2.dez.2024). O vice-governador da província, Remy Saki, destacou que o número de casos continua a crescer rapidamente.
Cephorien Manzanza, líder da sociedade civil local, descreveu o cenário como alarmante, destacando a falta de medicamentos e a precariedade da infraestrutura de saúde na região. “Panzi é uma zona de saúde rural. Muitos doentes morrem em suas casas por falta de tratamento adequado”, lamentou.
O epidemiologista da área revelou que as mulheres e crianças são os grupos mais afetados. Além disso, um porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou que a entidade já está ciente da situação desde a semana passada e colabora com o Ministério da Saúde Pública congolês para identificar a doença e frear o surto.
Foto: RDNE Stock Project/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.