Colapso no sistema elétrico de Cuba deixa ilha sem energia pela segunda vez em 2024

Colapso no sistema elétrico de Cuba deixa ilha sem energia pela segunda vez em 2024

Falha na maior usina de geração elétrica agrava crise energética em Cuba, afetando milhões de pessoas em meio à escassez de combustível e problemas econômicos

O sistema elétrico de Cuba entrou em colapso na madrugada desta quarta-feira (4.dez.2024) após a falha da usina Antonio Guiteras, localizada em Matanzas, a maior geradora de energia do país. A interrupção deixou a ilha praticamente às escuras, incluindo a capital, Havana, e evidenciou a gravidade da crise energética enfrentada pelo país.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia cubano, a usina foi desligada por volta das 2h (horário local), provocando a queda total da rede elétrica nacional. A situação ocorre em um cenário de contínua escassez de combustível, agravada por desastres naturais e dificuldades econômicas que têm impactado o fornecimento de energia na ilha.

Nas últimas décadas, as usinas de Cuba, movidas majoritariamente a petróleo, têm operado com equipamentos obsoletos. Este ano, a crise foi intensificada pela redução nas importações de petróleo da Venezuela, Rússia e México, resultando em apagões recorrentes. Durante os últimos dois meses, falhas no sistema elétrico já haviam causado blecautes prolongados em várias regiões do país.

Impacto na capital e relatos nas redes sociais

Em Havana, a interrupção deixou praticamente toda a cidade no escuro, com exceção de alguns hotéis e edifícios governamentais que mantiveram a iluminação por meio de geradores. Imagens e relatos compartilhados nas redes sociais indicaram que o apagão pode ter afetado toda a ilha, que abriga cerca de 10 milhões de habitantes. Contudo, o governo cubano ainda não confirmou oficialmente a abrangência do colapso.

Histórico de falhas recentes

A rede elétrica de Cuba já enfrentou colapsos semelhantes em outubro e novembro, quando o suprimento de combustível foi prejudicado e dois furacões – Oscar e Rafael – atingiram diferentes partes da ilha. Além disso, a falta de investimento na modernização das usinas e a dependência de fontes externas de petróleo têm agravado o problema.

O Ministério de Minas e Energia informou que as equipes técnicas estão trabalhando para restabelecer a conexão do sistema elétrico. Apesar disso, a situação ressalta os desafios estruturais e econômicos que Cuba enfrenta para manter o fornecimento de energia em meio a um cenário global adverso e à pressão de desastres climáticos.

Foto: szeke/VisualHunt.com

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo