Natal registra falta de vacinas contra meningite e catapora

Natal registra falta de vacinas contra meningite e catapora

Secretaria de Saúde utiliza alternativas para evitar lacunas na imunização infantil

A falta de vacinas contra meningite e catapora em Natal tem gerado preocupações entre pais e especialistas em saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cidade enfrenta desabastecimento desses imunizantes, utilizando vacinas alternativas para garantir a proteção das crianças.

A vacina contra meningite está indisponível desde o início do ano, enquanto a imunização contra a catapora enfrenta escassez há cerca de seis meses. Para minimizar os impactos, a SMS tem aplicado a vacina ACWY no lugar da meningite C e a tetra viral como substituta da vacina contra catapora.

Embora essas alternativas sejam eficazes, o problema está associado a atrasos no repasse nacional dos imunizantes, informou a secretaria. O município, que costuma manter um estoque médio de 4 mil doses para cada vacina, atualmente está sem as versões específicas.

O esquema vacinal da meningite C prevê doses aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses. Já a vacina contra catapora é aplicada aos 15 meses e aos 4 anos. A imunologista Janeuza Souto alerta que essas doenças podem trazer complicações graves.

“A meningite pode evoluir para problemas neurológicos e até levar à morte. Já a catapora, além de debilitante, pode deixar sequelas permanentes. Apesar disso, as vacinas substitutas disponíveis são seguras e garantem a imunização necessária”, explicou a especialista.

A SMS reforça a importância de que os pais levem seus filhos para receber as vacinas alternativas. “O atraso no repasse é um problema nacional, mas estamos adotando medidas para que a proteção continue sendo garantida”, destacou a pasta.

Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024
Pular para o conteúdo