RN atinge meta de vacinação contra o sarampo em 2024 e lidera cobertura no Brasil

RN atinge meta de vacinação contra o sarampo em 2024 e lidera cobertura no Brasil

Estado é o único do país a vacinar 95% das crianças, contribuindo para a reconquista do certificado de eliminação do sarampo

O Rio Grande do Norte foi o único estado brasileiro a alcançar a meta de 95% das crianças vacinadas contra o sarampo em 2024. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no início de dezembro, durante a Reunião dos Dirigentes de Vigilância em Saúde do Brasil, realizada em Brasília.

Esse marco é resultado do trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e os municípios potiguares, que implementaram estratégias como o Monitoramento de Estratégias de Vacinação (MEV). O programa permitiu identificar áreas de baixa cobertura vacinal e executar intervenções imediatas, como a vacinação ativa de crianças menores de cinco anos.

“Através do MEV, conseguimos avaliar o impacto das campanhas e atuar diretamente em regiões com menor adesão. Isso foi essencial para atingir a meta nacional”, destacou Diana Rego, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

De acordo com o Programa Estadual de Imunização, mais de 7,7 mil doses de vacina contra o sarampo foram aplicadas em 2024. Durante o processo de busca ativa, 38 mil residências foram visitadas em 148 municípios, com dados sendo registrados em tempo real pela plataforma RN+Vacina. Essa tecnologia garantiu ajustes estratégicos rápidos e precisos.

O sucesso do Rio Grande do Norte contribui para a meta nacional de reconquistar o certificado de eliminação do sarampo, conferido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O resultado reflete o esforço contínuo na proteção da saúde infantil e na manutenção de altos índices de imunização no estado.

Foto: Divulgação/Sesap

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo