Profissionais se mobilizam em frente à ALRN por aprovação de projetos que impactam salários e condições de trabalho
O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) anunciou uma paralisação de 24 horas da categoria de enfermagem nesta quarta-feira (11.dez.2024). O ato ocorre às 9h, em frente à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), e tem como objetivo pressionar os deputados estaduais a aprovarem medidas que influenciam diretamente os salários e as condições de trabalho dos profissionais da saúde.
Entre as principais reivindicações estão a inclusão do piso salarial da enfermagem no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e a aprovação da PEC 19/2024, que prevê o pagamento do piso para aposentados e limita a jornada máxima de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem a 30 horas semanais. Além disso, a categoria busca a aprovação do Projeto de Lei de Recomposição Salarial dos servidores da administração direta e indireta do estado.
Durante a audiência pública na ALRN, também será discutido o reajuste salarial de 4,6% para todos os servidores estaduais em 2025 e 2026. A pauta inclui ainda a implantação do piso da Radiologia, tanto para ativos quanto para aposentados, a reimplantação da mudança de nível para servidores com mais de 30 anos de serviço, e alterações no cálculo do 13º salário dos plantões eventuais.
“Vamos pressionar os deputados a votarem a favor da enfermagem e pela recomposição salarial. É uma luta pela valorização e melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde”, afirmou o Sindsaúde.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.