Operação Retomada I apreende cigarros contrabandeados, veículos e documentos em ampla ação contra o crime organizado
As Forças de Segurança realizaram, na manhã desta quinta-feira (12.dez.2024), a 2ª fase da Operação Retomada I, com o objetivo de reprimir a distribuição e venda ilegal de cigarros contrabandeados e falsificados. A força-tarefa mobilizou a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, DEICOR/Polícia Civil e Guarda Municipal de Natal, além de contar com o apoio de órgãos da Prefeitura do Natal, como a Fiscalização Urbanística da SEMSUR e a Fiscalização de Trânsito da STTU.
Foram cumpridos 14 mandados judiciais de busca e apreensão na região metropolitana de Natal e três na cidade de João Pessoa, locais onde os operadores ilegais mantinham depósitos e realizavam a distribuição de produtos ilícitos. Durante a operação, foram encontrados cigarros contrabandeados, veículos, smartphones, notebooks, computadores, agendas e documentos contábeis que evidenciam a estrutura do esquema criminoso.


O bairro do Alecrim, em Natal, conhecido por sua intensa atividade comercial, foi um dos focos da operação. Estabelecimentos suspeitos de vender cigarros ilegais foram alvo de mandados, e em alguns casos foi necessário abrir lojas para acessar estoques ocultos. A operação destacou o impacto desses crimes, que não apenas representam risco à saúde pública, mas também fomentam outras práticas ilícitas.


Os cigarros apreendidos serão destruídos após os procedimentos legais, enquanto os demais itens, como veículos e documentos, passarão por análise detalhada para subsidiar as investigações. A Receita Federal enfatizou a importância da ação no combate a crimes transfronteiriços e à economia subterrânea que prejudica o país.


A venda de cigarros contrabandeados, além de gerar prejuízo econômico, pode resultar em pena de até cinco anos de reclusão e multa. A Operação Retomada I reafirma o compromisso das instituições de segurança em proteger a sociedade, garantir o cumprimento das leis e reduzir a criminalidade organizada na região.
Fotos: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







