Estado potiguar será contemplado com 35 mil doses de vacinas, ampliando a cobertura vacinal
O Rio Grande do Norte receberá um novo reforço em sua campanha de vacinação contra a Covid-19. Nesta semana, o estado será contemplado com 35 mil doses de vacinas, que farão parte de uma distribuição nacional de 1,5 milhão de doses.
A ação faz parte de um novo lote entregue a todo país. Segundo o Ministério da Saúde, o novo lote faz parte de um acordo para garantir o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com mais de 8 milhões de doses nos próximos meses.
A pasta afirmou que o Brasil recebeu cerca de 1,5 milhão de doses da vacina contra a Covid-19, distribuídas para todos os estados e o Distrito Federal.
Entre as novidades, destacam-se a chegada da vacina da Serum, que apresenta alta eficácia contra casos sintomáticos em adultos, e a ampliação da faixa etária para a vacina da Zalika Farmacêutica, que agora poderá ser aplicada em pessoas a partir de 12 anos.
Além disso, o Ministério da Saúde atualizou o calendário nacional de vacinação, incluindo a Covid-19 no esquema de imunização de gestantes e idosos. Gestantes receberão uma dose por gestação, e idosos, uma dose de reforço a cada seis meses.
Economia e eficiência
A nova compra de vacinas gerou uma economia de R$ 1,05 bilhão para o país, com um preço unitário 26% menor que o anterior. O Brasil adquiriu as doses por um valor significativamente inferior ao praticado em outros países, como os Estados Unidos.
Próximos passos
Os demais grupos prioritários continuarão a ser vacinados periodicamente em qualquer sala de vacina. A frequência das doses varia de acordo com cada grupo, sendo a cada 6 meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais.
Foto: Tony Winston/Agência Saúde/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.