Operação Janus visa desarticular facção criminosa e combater tráfico, homicídios e outros crimes em todo o estado
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta terça-feira (17.dez.2024), a Operação Janus, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa local e combater diversos crimes, como tráfico de drogas, homicídios e roubos. A operação resultou na prisão de 119 pessoas em diferentes regiões do estado, incluindo a Região Metropolitana de Natal e municípios do interior.
Com a participação de 500 agentes, a ação simultânea contou com o cumprimento de mandados de prisão e flagrantes. Entre os detidos, 75 foram presos no interior do estado e 44 na Região Metropolitana. Além disso, cinco adolescentes foram apreendidos durante a operação. Ao todo, foram 41 prisões em flagrante, 73 mandados cumpridos e a apreensão de diversos materiais utilizados em práticas ilícitas.
A Operação Janus foi coordenada pela Diretoria de Polícia da Grande Natal (DPGRAN), Diretoria de Polícia do Interior (DPCIN) e Divisão de Polícia Civil do Oeste (Divipoe). Segundo a Polícia Civil, o nome da operação faz referência ao deus romano Jano, que simboliza a dualidade entre passado e futuro, refletindo o trabalho da corporação em combater crimes registrados e prevenir novos delitos.
A Polícia Civil destacou que ações como essa são fundamentais para enfraquecer organizações criminosas que ameaçam a segurança pública no estado. A operação é considerada uma das maiores do ano em número de prisões e na mobilização de agentes. As investigações continuam para identificar outros envolvidos nos crimes relacionados à facção desarticulada.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.