Intervenção controlou apologia a facção criminosa; Secretaria de Administração Penitenciária relatou o uso de balas de borracha durante ação
Agentes penitenciários da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, agiram para conter um princípio de tumulto na noite desta quinta-feira (19.dez.2024). Detentos de uma das alas da unidade começaram a gritar dentro das celas, entoando cânticos em apologia a uma facção criminosa.
De acordo com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), a equipe de plantão reagiu rapidamente e conseguiu controlar a situação sem registrar danos à infraestrutura do presídio. A Secretaria informou que, durante a ação, foi necessário o uso de balas de borracha, uma vez que os comandos verbais não foram acatados pelos internos.
A SEAP destacou que a intervenção seguiu os protocolos de segurança estabelecidos para garantir o controle da unidade prisional. A Rogério Coutinho Madruga, conhecida como Pavilhão 5 de Alcaçuz, integra o complexo penitenciário que é referência na contenção de conflitos entre facções.
Nenhuma fuga ou ferimento grave foi registrado durante o episódio.
Foto: Assecom/Governo do RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.