“Operação Profanos” prendeu um homem apontado como um dos principais mandantes foi preso no próprio município de João Dias; Ex-prefeita e vereadora estão foragidas
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã desta sexta-feira (27.dez.2024), a “Operação Profanos”, que resultou na prisão de um dos mandantes do homicídio que vitimou o prefeito de João Dias, Francisco Damião de Oliveira, conhecido como Marcelo Oliveira, e seu pai, Sandi Alves de Oliveira. O crime ocorreu em 27 de agosto de 2024.
Durante a operação, um homem apontado como um dos principais mandantes foi preso no próprio município de João Dias. A polícia também cumpriu mandados de busca e apreensão em residências da região. Entretanto, duas mulheres com mandados de prisão em aberto, a ex-prefeita de João Dias e uma vereadora, não foram localizadas e são consideradas foragidas.
Mandados e cidades alvo da operação
Ao todo, foram cumpridos:
- 6 mandados de prisão;
- 6 mandados de busca e apreensão domiciliar.
As ações ocorreram nas cidades de João Dias, Patu e Marcelino Vieira. Cerca de 40 policiais civis participaram da operação, integrando a Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPCIN) e a Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE).
Investigações e prisões anteriores
A investigação revelou que o crime foi planejado durante um culto religioso. O nome “Profanos” faz alusão a atos que desrespeitam princípios sagrados, em referência às práticas dos envolvidos. Além do mandante preso, seis pessoas suspeitas de envolvimento na execução do crime já haviam sido detidas anteriormente.
Contexto do crime
Francisco Damião de Oliveira e seu pai foram mortos em uma emboscada no centro de João Dias. Desde então, a Polícia Civil iniciou uma série de investigações que resultaram em múltiplas prisões e avanços na identificação dos mandantes.
Desdobramentos
A Polícia Civil continua em busca das duas mulheres foragidas e segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos no crime. Novas informações serão divulgadas conforme o avanço das investigações.
Fotos: Reprodução/Polícia Civil/Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.