Ministério da Justiça afirma que Natal permanece como a capital mais segura do Nordeste pelo segundo mês consecutivo

Ministério da Justiça afirma que Natal permanece como a capital mais segura do Nordeste pelo segundo mês consecutivo

Segundo a pasta, a segurança em Natal apresenta melhorias com redução na taxa de homicídios

Natal alcança um marco histórico na segurança pública, mantendo-se como a capital menos violenta do Nordeste pelo segundo mês consecutivo. Em novembro, a taxa de homicídios caiu para 15,00 a cada 100 mil habitantes, superando a média nacional de 18,07. Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e apontam uma melhora significativa em relação a outubro, quando a taxa foi de 16,50.

A queda na taxa de homicídios coloca Natal à frente de outras capitais nordestinas, consolidando sua posição como a cidade mais segura da região. A segunda capital com menor índice de mortes violentas é São Luís, com uma taxa de 17,14. Em contraste, Recife segue com a pior taxa do Nordeste, registrando 39,51 homicídios por 100 mil habitantes.

Ranking de homicídios no Nordeste (janeiro a novembro de 2024)

  • Recife: 39,51
  • Salvador: 36,22
  • Maceió: 35,76
  • Fortaleza: 32,04
  • Teresina: 26,11
  • João Pessoa: 24,18
  • Aracaju: 19,60
  • São Luís: 17,14
  • Natal: 15,00

Esforço conjunto das forças de segurança

Para o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, coronel Araújo, o papel fundamental das forças de segurança é fundamental no alcance desses resultados. “Esse avanço é fruto do trabalho incansável de policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), além de membros da Polícia Penal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e da Guarda Municipal de Natal”, afirmou o secretário.

Medidas e resultados

A redução na taxa de homicídios é atribuída a uma série de estratégias adotadas nos últimos meses, entre elas:

  • Aumento do patrulhamento ostensivo;
  • Integração entre as forças de segurança estaduais e federais;
  • Investimento em tecnologia e inteligência policial;
  • Ações preventivas e campanhas de conscientização.

As medidas têm resultado direto na redução da criminalidade e contribuem para a manutenção da ordem e segurança na capital potiguar.

Perspectivas para o futuro

O governo do Rio Grande do Norte pretende continuar investindo em segurança pública, com a meta de manter Natal na liderança como a capital mais segura do Nordeste. “Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossas políticas de segurança e garantir um ambiente tranquilo para a população”, concluiu o coronel Araújo.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste
Pular para o conteúdo