Marinha do Brasil intensifica buscas e resgata corpo de caminhoneiro submerso
A Marinha do Brasil confirmou, nesta quarta-feira (1º.jan.2025), a 12ª morte em decorrência do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, que conecta os estados do Maranhão e Tocantins. A estrutura cedeu no dia 22 de dezembro, derrubando veículos e interrompendo o fluxo na região. Cinco pessoas continuam desaparecidas, enquanto operações de busca prosseguem.
No último domingo (31.dez.2024), a força-tarefa de resgate retirou do Rio Tocantins um veículo modelo Voyage branco, com dois corpos no interior. Um dos corpos já havia sido identificado anteriormente, enquanto o outro estava desaparecido até então.
Na última operação, realizada no dia 1º de janeiro, a Marinha resgatou o corpo de um caminhoneiro encontrado na cabine de um caminhão submerso. Mergulhadores, junto com dispositivos de reflutuação, foram utilizados para acessar o veículo.
“A Marinha do Brasil se solidariza com as famílias das vítimas e reforça a importância de comunicação através do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da Capitania dos Portos do Maranhão pelo telefone 0800-098-8432”, informou a nota oficial.
Detalhes do desabamento
O desabamento ocorreu na tarde do dia 22 de dezembro, quando o vão central da ponte cedeu, fazendo com que pelo menos 10 veículos fossem lançados ao Rio Tocantins. Entre eles, três caminhões transportavam aproximadamente 25 mil litros de agrotóxicos e 76 toneladas de ácido sulfúrico.
A Agência Nacional de Águas (ANA) realizou análises da qualidade da água e assegurou que não houve vazamento de substâncias tóxicas.
A ponte, inaugurada em 1961, já não comportava o crescente fluxo de veículos e cargas. O Ministério dos Transportes destacou que a infraestrutura antiga era insuficiente para a demanda da região, fator que pode ter contribuído para o desabamento.
Investigação e apurações
A Polícia Federal abriu uma investigação para identificar as causas do acidente e apurar responsabilidades. Paralelamente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) instaurou uma sindicância, que terá o prazo de 120 dias para apresentar um relatório conclusivo sobre o ocorrido.
O Ministério dos Transportes também anunciou medidas emergenciais e afirmou que a segurança nas estradas e pontes federais passará por revisões.
Reconstrução da Ponte
A reconstrução da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira já foi contratada em caráter emergencial. O consórcio Penedo-Neópolis, formado pelas empresas Construtora Gaspar S/A e Arteles Construções Limitada, será responsável pelas obras, que estão orçadas em R$ 171,9 milhões.
O prazo de conclusão é até 22 de dezembro de 2025, exatos um ano após a queda da estrutura. A contratação, dispensada de licitação, visa acelerar o processo de reconstrução e restabelecer a circulação entre Maranhão e Tocantins.
Impacto e importância da Ponte
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira é um ponto crucial para a logística da região, conectando importantes rotas de transporte de mercadorias e passageiros entre o Norte e o Nordeste do país. O desabamento gerou transtornos para motoristas e caminhoneiros, obrigando o uso de desvios que aumentam significativamente o tempo de viagem.
A conclusão da nova estrutura é considerada essencial para a retomada do desenvolvimento econômico da região e para garantir segurança e agilidade no transporte rodoviário.
Foto: RS/Fotos Públicas
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