Certificação ocorre quatro anos após interrupção de sessão por protestos
O Congresso dos Estados Unidos certificou a vitória eleitoral do presidente eleito Donald Trump, em uma sessão conjunta realizada nesta segunda-feira (6.jan.2025) sob forte esquema de segurança. A sessão ocorreu exatamente quatro anos após uma revolta pró-Trump ter interrompido temporariamente o processo de confirmação da vitória do presidente Joe Biden.
Apesar do fechamento das escolas e do governo federal devido a uma nevasca que atingiu Washington, a certificação prosseguiu sem atrasos. A sessão foi presidida pela vice-presidente Kamala Harris, candidata democrata à presidência, que apertou mãos e cumprimentou parlamentares durante o evento.
Processo de certificação
A lei federal exige que o Congresso se reúna em 6 de janeiro para contar e ratificar os 538 votos eleitorais enviados pelos 50 estados e pelo Distrito de Columbia. O vice-presidente atua como presidente do Senado e é responsável por anunciar os resultados.
Durante a sessão, os votos de cada estado foram lidos e confirmados. Donald Trump obteve 312 votos do Colégio Eleitoral, enquanto Kamala Harris recebeu 226.
Declaração de Trump
Em uma mensagem na rede Truth Social, Donald Trump comemorou a certificação afirmando: “O Congresso certifica nossa grande vitória eleitoral hoje – um grande momento na história. MAGA!”.
Foto: RS/ Fotos Públicas
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.