Walfredo Gurgel e Hospital dos Pescadores enfrentaram altas demandas, deixando pacientes nos corredores
No último sábado (4.jan.2025), o Hospital Walfredo Gurgel e o Hospital dos Pescadores (HOSPESC) em Natal enfrentaram um quadro de superlotação, gerando preocupação entre pacientes e profissionais de saúde. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde), durante a manhã, 102 pacientes estavam recebendo atendimento no Walfredo Gurgel, sendo que 42 deles aguardavam nos corredores.
As informações foram divulgadas pelo portal g1 RN. Segundo um relatório emitido às 16h, o número de pacientes foi reduzido para 91. Contudo, quase metade deles ainda esperava por atendimento nos corredores, evidenciando a permanência do problema.
Situação crítica no Hospital dos Pescadores
A realidade no Hospital dos Pescadores (HOSPESC) era semelhante. Em vídeos divulgados pelo Sindsaúde, é possível ver pacientes aguardando em áreas destinadas a procedimentos cirúrgicos.
Nota da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) emitiu uma nota reconhecendo a alta demanda no HOSPESC. Segundo a SMS, o aumento no tempo de espera foi causado por um fluxo inesperado de pacientes com casos menos graves. A Secretaria informou que está trabalhando na desocupação de leitos através de altas hospitalares e transferências. Até o momento, 20 pacientes foram transferidos.
Foto: Elpídio Júnior/Câmara de Natal/Ilustração / Reprodução/Arquivo
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.