Prefeitura confirma volta das cirurgias e procedimentos ambulatoriais após paralisação que surpreendeu tutores
O Hospital Veterinário Municipal de Natal retomou os atendimentos suspensos, segundo informou a Prefeitura de Natal. A paralisação de cirurgias e procedimentos ambulatoriais pegou de surpresa tutores de animais na última segunda-feira (3.fev.2025), causando preocupação entre os usuários da unidade.
Paralisação e retomada dos atendimentos
De acordo com relatos de tutores, durante a suspensão, apenas consultas, ultrassonografias e exames de raio-X estavam sendo realizados. Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal discutiu a situação com representantes da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, entidade responsável pela administração do hospital, na última terça-feira (4.fev).

Após a reunião, a pasta informou que houve um acordo para a normalização dos serviços a partir da quinta-feira (6). No entanto, usuários que buscaram atendimento no hospital nesta data relataram que os serviços ainda não haviam sido completamente retomados.
Em novo comunicado, a SMS esclareceu que parte dos atendimentos foi normalizada ao longo da quinta-feira (6) e que as cirurgias estavam previstas para recomeçar na sexta-feira (7). No local, funcionários informaram à população que haverá uma reorganização da fila de cirurgias antes do retorno efetivo dos procedimentos.
Funcionamento e redução do número de atendimentos
O Hospital Veterinário Municipal está localizado na Rua Dr. Barata, nº 233, no bairro Ribeira. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Diariamente, são distribuídas 20 fichas de atendimento, além do suporte para casos de urgência e emergência.
Para acessar os serviços, cada tutor pode levar apenas um animal por CPF, sendo necessário apresentar um comprovante de residência em Natal e um documento oficial. No início das atividades da unidade, em setembro de 2024, eram disponibilizadas 50 fichas por dia, mas a Prefeitura ainda não explicou a redução do número de atendimentos.
Ação do Ministério Público e questionamento sobre recursos
Em dezembro, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entrou com uma ação civil pública para suspender o uso de recursos da saúde pública no custeio do hospital veterinário. O órgão argumenta que os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) não podem ser aplicados na unidade, já que o Conselho Nacional de Saúde não considera a assistência veterinária como um serviço de saúde pública.
Na ação, o MP pede que o município rescinda imediatamente o Termo de Cooperação firmado com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária e que a administração do hospital seja transferida para a Secretaria de Meio Ambiente.
A Prefeitura de Natal ainda não se manifestou sobre o pedido do Ministério Público.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.