Crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos são o público-alvo; imunização está disponível em UBS e pontos extras
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal está convocando mais de 10 mil pessoas para receberem a segunda dose da vacina contra a dengue. Desse total, 9.147 são crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, público prioritário para a imunização. A SMS alerta que essas pessoas já completaram o intervalo de 90 dias entre as doses, mas não retornaram aos postos de saúde para finalizar o esquema vacinal.
A vacina aplicada é a Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. A imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em pontos extras de vacinação espalhados pela cidade.

Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), reforçou a importância de completar o esquema vacinal. “Estamos fazendo um alerta para que as pessoas com a segunda dose atrasada procurem um dos nossos pontos e garantam maior proteção contra a doença. É fundamental que pais e responsáveis verifiquem o cartão de vacina dos filhos e os levem a uma das salas disponíveis”, explicou.
Além disso, a SMS orienta que pessoas que se vacinaram durante a ampliação temporária da campanha, ocorrida em abril de 2024, também devem comparecer aos postos para receber a segunda dose.

O Ministério da Saúde recomendou a ampliação do público-alvo para a vacina da dengue e o remanejamento de doses para outros municípios, caso haja proximidade de vencimento. No entanto, Natal não ampliará a faixa etária da vacinação por enquanto, já que não há doses próximas do vencimento nos próximos 60 dias.
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode levar a complicações graves, principalmente em crianças e adolescentes. A vacinação é uma das principais estratégias para reduzir os casos e controlar surtos da doença.
Foto: Prefeitura Municipal de Suzano/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.