Governo do RN convoca 464 soldados da PM para reforçar segurança

Governo do RN convoca 464 soldados da PM para reforçar segurança

Nova turma do Curso de Formação de Praças visa recompor efetivo e ampliar patrulhamento no estado

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou nesta terça-feira (25.fev.2025) a convocação de 464 soldados da Polícia Militar (PM) para integrar a segunda turma do Curso de Formação de Praças (CFP). A iniciativa faz parte do concurso realizado pelo Governo do Estado em 2023 e tem como objetivo recompor o déficit de efetivo da corporação, ampliando o patrulhamento e fortalecendo a segurança pública nos municípios potiguares.

Durante a solenidade de convocação, os novos policiais apresentaram as documentações necessárias para o início do curso. A governadora destacou que a medida faz parte de um conjunto de ações para melhorar as condições de trabalho dos profissionais de segurança, incluindo a renovação de 100% da frota de veículos e investimentos em inteligência policial.

“Estamos renovando nosso efetivo de forma gradativa. A convocação desses soldados é um grande exemplo que se soma às ações realizadas para trazer mais paz à nossa sociedade”, afirmou Fátima Bezerra.

Sonho realizado para os novos soldados

Os convocados expressaram gratidão pela oportunidade de ingressar na carreira militar. Marcos Grex, aprovado no concurso e natural de Mossoró, destacou que a convocação beneficia não apenas os novos soldados, mas também suas famílias e a população do RN.

“É um sonho realizado para todos nós. Agradecemos à governadora por essa convocação, que vai trazer mais segurança para o estado”, comemorou Grex.

Novos concursos reforçam segurança pública no RN

Desde 2019, o Governo do Estado tem realizado uma série de concursos públicos para recompor o quadro de profissionais de segurança. Após quase 15 anos sem novas contratações na Polícia Militar e mais de uma década sem concursos para a Polícia Civil, o RN já nomeou mais de 4.600 novos servidores, incluindo policiais militares, civis, bombeiros, peritos e agentes penitenciários.

Em 2024, a Polícia Militar recebeu 131 novos oficiais e 1.079 praças (soldados). Já a Polícia Civil contou com a nomeação de 366 agentes, escrivães e delegados. O Corpo de Bombeiros Militar também ganhou reforço, com 66 novos alunos praças e oficiais, que devem assumir seus postos no próximo ano.

Natal: capital menos violenta do Nordeste

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) revelam que Natal é a capital menos violenta do Nordeste, com uma taxa de 16,50 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. O índice é inferior à média nacional, que é de 18,07.

A redução da violência na capital potiguar é atribuída às políticas de segurança implementadas pelo Governo do Estado, que incluem investimentos em inteligência, modernização da frota de veículos e ampliação do efetivo policial.

Foto: Cármem Félix/Governo do RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado