Projeto-piloto de combate a milícias e tráfico pode chegar ao RN

Projeto-piloto de combate a milícias e tráfico pode chegar ao RN

Governo Federal estuda implementar iniciativa no estado; operações visam desarticular criminosos e garantir presença do Estado

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) está avaliando a possibilidade de levar o projeto-piloto de desocupação de áreas controladas por milícias e tráfico de drogas para o Rio Grande do Norte. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo e indica que o estado pode ser o próximo alvo dessa iniciativa do Governo Federal.

De acordo com a publicação, o MJSP já realizou consultas com integrantes da gestão estadual, que demonstraram interesse no projeto. No entanto, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não foi formalmente acionada sobre o assunto.

Inicialmente, a Bahia foi considerada como possível destino para o projeto, mas a escolha foi descartada por questões técnicas. O objetivo principal é realizar operações policiais para remover traficantes e milicianos de áreas dominadas, garantindo, posteriormente, a presença contínua do Estado para evitar o retorno da criminalidade e o recrutamento de novos membros.

A execução das operações ficaria a cargo das polícias estaduais, com a União atuando apenas em casos em que o estado solicitasse apoio. Além disso, a iniciativa inclui a avaliação de projetos e cursos que promovam a autonomia das comunidades, reduzindo a dependência de atividades criminosas por falta de oportunidades financeiras.

Segundo o secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, o projeto será implementado em quatro etapas em uma pequena cidade do Nordeste. A primeira fase consiste em um trabalho de inteligência e levantamento de dados para compreender o ciclo econômico da organização criminosa atuante na região, com o objetivo de desarticulá-la.

O secretário também destacou que está em planejamento uma alternativa para substituir o ciclo econômico na cidade escolhida para o projeto-piloto, que deve ser implementado no primeiro semestre. A médio e longo prazos, a intenção é expandir a iniciativa para outros municípios do país.

Foto: Tom Costa/MJSP

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado