Entidade repudia salário de engenheiros em concurso do Governo do RN

Entidade repudia salário de engenheiros em concurso do Governo do RN

Mútua do Rio Grande do Norte critica proposta salarial de R$ 2.746,28 para engenheiros em edital da Sesap e defende piso nacional da categoria

A Mútua do Rio Grande do Norte, entidade responsável pela assistência de engenheiros, agrônomos e geocientistas, emitiu uma nota de repúdio ao edital de concurso público da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap). O motivo da crítica é a proposta salarial de R$ 2.746,28 para as vagas de engenheiros, com carga horária semanal de 30 horas.

No comunicado, a entidade classificou o valor como “um atentado ao profissional, à responsabilidade, à formação e a toda dedicação e compromisso exigidos por quem labora na Engenharia”. A Mútua destacou que o piso nacional da categoria, estabelecido por lei, é de pelo menos seis salários mínimos para a iniciativa privada. No entanto, o salário oferecido no edital é inferior a dois salários mínimos, o que foi considerado “gritante” pela organização.

A nota ainda reforçou que “é dever moral do Estado zelar por salário digno para seu corpo de servidores”. A entidade lamentou profundamente a proposta salarial e se colocou à disposição dos gestores para ampliar o debate sobre a valorização profissional dos engenheiros, inclusive em outros patamares de remuneração.

O edital do concurso público da Sesap foi publicado na sexta-feira (7.mar.2025) no Diário Oficial do Estado. A Mútua do Rio Grande do Norte espera que a questão seja revisada e que os profissionais da Engenharia recebam uma remuneração compatível com suas responsabilidades e formação.

A entidade também ressaltou a importância de valorizar os engenheiros, que desempenham um papel fundamental em diversas áreas, incluindo a saúde pública. A proposta salarial atual, segundo a Mútua, não reflete a importância desses profissionais para o desenvolvimento do estado e do país.

A Mútua do Rio Grande do Norte finalizou a nota reforçando seu compromisso com a defesa dos direitos dos engenheiros e convocou os gestores públicos a revisarem a proposta salarial do concurso. A entidade acredita que um diálogo aberto pode levar a uma solução mais justa para os profissionais da categoria.

Foto: Arquovo/POR DENTRO DO RN/Ilustração / Felipe Augusto/Governo do RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte