Obras na Ponte de Igapó atingem 75% e previsão de liberação do tráfego é para abril

Obras na Ponte de Igapó atingem 75% e previsão de liberação do tráfego é para abril

DNIT e Crea/RN destacam complexidade das intervenções e urgência na conclusão

As obras na Ponte de Igapó, localizada na zona Norte de Natal, estão com 75% de execução e têm previsão de conclusão para maio deste ano, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). A expectativa é que o tráfego seja liberado até o final de abril, enquanto as etapas finais da obra continuarão na parte inferior da estrutura. A informação foi confirmada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN), que realizou uma visita ao canteiro de obras na última quinta-feira (9.mar.2025).

Durante a visita, o Crea/RN destacou a preocupação do DNIT e da empresa responsável, Jatobeton Engenharia LTDA, em concluir as etapas críticas da obra o mais rápido possível. A liberação do tráfego está prevista para o final de abril, permitindo que os trabalhos continuem apenas na parte inferior da ponte.

Complexidade das obras e nível de criticidade

A Ponte de Igapó foi classificada com grau 2 de criticidade, um estágio grave de deterioração estrutural, próximo ao pré-colapso total. O DNIT comparou a situação à de uma ponte na divisa entre Maranhão e Tocantins, que desabou recentemente após atingir o mesmo nível de comprometimento. Essa gravidade exigiu intervenções mais complexas e urgentes do que o inicialmente previsto.

O grau de deterioração atrasou a execução da obra, sendo necessário agir com maior urgência. Para se ter uma ideia, uma obra semelhante, como a da ponte sobre o rio Piranhas, levou quatro anos para ser concluída.

Desafios técnicos e influência das marés

A restauração dos pilares da ponte exigiu a remoção do concreto deteriorado, tratamento da estrutura metálica e aplicação de uma nova camada de concreto. Esse processo foi ainda mais complicado devido à umidade e à influência das marés, que muitas vezes interromperam os trabalhos.

A variação da maré impactou diretamente o andamento da obra, com serviços só podendo ser retomados após a maré baixar. Outro desafio foi a substituição das borrachas de neoprene nos vãos intermediários, que exigiu a elevação da ponte com macacos hidráulicos, um trabalho minucioso realizado por baixo da estrutura.

Investimento e interdição parcial

Com um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, as obras de reestruturação da Ponte Presidente Costa e Silva, conhecida como Ponte de Igapó ou Ponte Velha, começaram em setembro de 2023. Inicialmente, as intervenções ocorreram no sentido zona Norte/Centro. Atualmente, os serviços estão sendo realizados no sentido Centro/zona Norte, resultando na interdição parcial da via. O tráfego está sendo desviado para o lado oposto da pista, operando em mão dupla.

Alerta para a manutenção preventiva

O Crea/RN alertou para a importância da manutenção preventiva em infraestruturas públicas, como pontes, viadutos e passarelas. Em janeiro deste ano, o conselho emitiu ofícios ao DNIT, DER/RN e às prefeituras de Natal e Mossoró, cobrando planos de manutenção preventiva para evitar situações críticas, como o colapso da ponte entre Maranhão e Tocantins.

A necessidade de alinhar planejamento com execução e adotar uma cultura de manutenção preventiva foi destacada como essencial para evitar custos elevados e, principalmente, perdas de vidas.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte