Obra histórica no Seridó promete transformar a vida no sertão nordestino com água da transposição do Rio São Francisco
A Barragem Oiticica, localizada na comunidade de Nova Barra, em Jucurutu, na região Seridó do Rio Grande do Norte, foi inaugurada nesta quarta-feira (19.mar.2025) pela governadora Fátima Bezerra e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A obra, que armazena 742,6 milhões de metros cúbicos de água, é considerada um marco na luta por segurança hídrica no semiárido nordestino. A cerimônia ocorreu no Dia de São José, padroeiro das chuvas, simbolizando esperança e fé para o povo sertanejo.

A Barragem Oiticica é a principal estrutura do Complexo Hidrossocial Oiticica, que inclui saneamento básico para a comunidade de Nova Barra de Santana, três agrovilas para assentamentos rurais, construção de estradas e redes de energia elétrica. A obra integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco e beneficiará diretamente 43 municípios do Rio Grande do Norte, atendendo cerca de 330 mil pessoas. Além disso, a barragem permitirá a produção de culturas irrigadas, perenizará o curso do rio Piranhas/Açu e servirá como controle de enchentes na região.

Durante a inauguração, a governadora Fátima Bezerra emocionou-se ao relembrar sua infância no sertão, destacando os desafios enfrentados pelas famílias durante os períodos de seca. “A seca não era apenas o pote vazio. Era a fome. Era o drama de uma mãe amorosa como a minha, no tempo da estiagem dura, chegar para mim e dizer que não podia repetir o prato porque se fizesse, meu irmão não teria o que comer”, afirmou.

O presidente Lula também ressaltou a importância da obra, lembrando sua própria experiência com a seca no Nordeste. “Somente quem viveu a experiência de tomar água de barreiro, com caramujo, sabe a importância da água para o Nordeste brasileiro”, disse. Ele destacou que a transposição do Rio São Francisco foi uma promessa cumprida para aliviar o sofrimento de milhões de nordestinos.

A Barragem Oiticica é resultado de uma luta de mais de 70 anos do povo do Seridó. A ordem de serviço foi assinada em 2013 pela então presidenta Dilma Rousseff, e a obra recebeu investimentos de R$ 163 milhões do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Além da Barragem Oiticica, o presidente Lula assinou a ordem de serviço para a construção da Adutora do Agreste Potiguar, que reforçará o abastecimento de água em 14 municípios do Rio Grande do Norte, incluindo Santa Cruz, Nova Cruz e Canguaretama.
Foto: Raiane Miranda/Assecom-RN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.