Moradores sofrem arrastão durante mutirão do Cadastro Único em Natal; falta de segurança é criticada

Moradores sofrem arrastão durante mutirão do Cadastro Único em Natal; falta de segurança é criticada

Vítimas relatam que criminosos levaram celulares e reclamam da ausência de policiais no local; prefeitura afirma que distribuição de fichas continua nesta sexta

Moradores da Zona Norte de Natal que aguardavam na fila para o mutirão de registros no Cadastro Único no Ginásio Nélio Dias foram surpreendidos por um arrastão na madrugada desta quinta-feira (27.mar.2025). De acordo com relatos, criminosos armados levaram pelo menos cinco celulares por volta das 3h.

Testemunhas afirmaram que apenas uma viatura da Guarda Municipal estava no local e que pedidos de socorro via 190 não foram atendidos de forma eficiente. “A gente ficou correndo perigo de vida, e os guardas estavam dormindo dentro do ginásio”, disse uma das vítimas à imprensa local.

Prefeitura diz que solicitou reforço policial

Anderson Freire, secretário adjunto da Secretaria de Assistência Social, afirmou que a pasta havia solicitado duas viaturas para o local – uma para monitorar o interior do ginásio e outra para a área externa. Ele também informou que a Secretaria de Segurança será notificada para apurar as falhas na segurança.

Distribuição de fichas gera confusão e filas quilométricas

O mutirão, que permite a atualização, renovação ou novos cadastros no Cadastro Único (necessário para programas como Bolsa Família), atraiu milhares de pessoas. Na manhã de quarta (26), uma fila extensa se formou ao redor do ginásio, cenário que se repetiu na quinta (27).

Freire explicou que 1.200 fichas foram distribuídas nesta quinta, e os demais interessados receberão agendamento para sexta (28) ou para o dia 4 de abril. Ele reforçou que não há necessidade de pernoitar no local, já que todas as fichas disponíveis já foram entregues.

Documentação necessária e estrutura de atendimento

Para realizar o cadastro, é preciso apresentar:

  • RG (Identidade)
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Atestado médico (em casos de deficiência na família)

Cerca de 100 servidores foram alocados para o mutirão, e o atendimento em outras unidades da cidade foi reduzido para priorizar o ginásio. A prefeitura espera atender 2 mil pessoas por dia até esta sexta.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN