Terremoto em Myanmar: sobrevivente é resgatada após 91 horas sob escombros; número de mortos passa de 2,7 mil

Terremoto em Myanmar: sobrevivente é resgatada após 91 horas sob escombros; número de mortos passa de 2,7 mil

Equipes de resgate continuam buscas em meio a destruição; ONU mobiliza ajuda humanitária para vítimas do desastre

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Myanmar na última sexta-feira (28.mar.2025), deixando um rastro de destruição e mais de 2,7 mil mortos, segundo autoridades locais. Nesta terça-feira (1º), uma sobrevivente foi resgatada com vida após 91 horas sob os escombros de um edifício na capital Naypyidaw.

De acordo com a Associated Press (AP), o general Min Aung Hlaing, chefe da Junta Militar, confirmou que o balanço atual é de 2.719 mortos, 4.521 feridos e 441 desaparecidos. As equipes de resgate seguem em operação, mas especialistas alertam que as chances de encontrar sobreviventes diminuem drasticamente após 72 horas.

A mulher resgatada, de 63 anos, foi localizada sob os destroços de um prédio que desabou durante o tremor. Bombeiros relataram que o resgate foi realizado contra o tempo, já que muitas áreas afetadas ainda não foram alcançadas pelas equipes de socorro.

Destruição e impacto regional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que mais de 10 mil edifícios desmoronaram ou ficaram severamente danificados nas regiões central e noroeste de Myanmar. O terremoto também afetou a vizinha Tailândia, onde um prédio em construção desabou, soterrando dezenas de trabalhadores.

Em Bangcoc, o saldo atual é de 21 mortos e 34 feridos, a maioria no local da construção. Dois corpos foram retirados na segunda-feira (30), e outro foi encontrado nesta terça, mas ainda há desaparecidos.

ONU mobiliza ajuda humanitária

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que está conseguindo enviar ajuda vital sem interferência dos grupos envolvidos na guerra civil do país, iniciada após o golpe militar de 2021.

Marcoluigi Corsi, coordenador humanitário da ONU em Myanmar, declarou em teleconferência que os recursos disponíveis no país estão sendo direcionados para as vítimas do terremoto. No entanto, ele destacou a necessidade de reabastecer os estoques, originalmente destinados a afetados pelo conflito armado.

Sobre o risco de desvio de ajuda, Corsi afirmou que há um sistema de monitoramento em vigor para garantir que os suprimentos cheguem aos necessitados. Até o momento, não foram registrados problemas.

Milhões de pessoas afetadas

Autoridades locais estimam que mais de 8,5 milhões de pessoas foram diretamente impactadas pelo terremoto. Com áreas remotas ainda inacessíveis, o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas.

Foto: samimibirfotografci/Pexels/Ilustração / Serkan Gönültaş/Pexels/Ilustração

Palavra-chave principal para SEO: terremoto em Myanmar

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN