Quedas de raios no RN: Oeste e Seridó lideram ocorrências no primeiro trimestre de 2025

Quedas de raios no RN: Oeste e Seridó lideram ocorrências no primeiro trimestre de 2025

Upanema, Mossoró e Santana do Matos Registram Maior Número de Descargas Atmosféricas; Neoenergia Cosern Investe em Para-Raios para Reduzir Impactos

O Rio Grande do Norte registrou 16.279 descargas atmosféricas no primeiro trimestre de 2024, com destaque para as regiões Oeste e Seridó, segundo dados da Neoenergia Cosern em parceria com a Plataforma Climatempo. O município de Upanema lidera o ranking, com 2.840 raios, seguido por Mossoró (2.454) e Santana do Matos (1.940). Apesar da redução de 42% em comparação ao mesmo período de 2023, os raios ainda representam riscos à rede elétrica e à população.

Março foi o mês com mais ocorrências

O levantamento aponta que março concentrou o maior volume de descargas, com 8.077 raios registrados no estado. As chuvas intensas nas regiões Oeste e Seridó, acompanhadas de trovões e relâmpagos, contribuíram para o aumento das ocorrências. Na semana passada, por exemplo, Mossoró teve precipitações repentinas precedidas de tempestades elétricas.

Investimentos em para-raios para proteção da rede elétrica

A Neoenergia Cosern reforçou sua infraestrutura em 2024 com a instalação de mais de 120 para-raios em toda a rede de distribuição. Segundo Estênio Mota, supervisor da empresa no Oeste potiguar, os equipamentos aumentam a segurança e a estabilidade do fornecimento de energia, mesmo em dias de tempestades.

Riscos associados às descargas atmosféricas

Quedas de raios podem causar interrupções no fornecimento de energia, danos a equipamentos e até acidentes graves. A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas abertas e o uso de aparelhos eletrônicos durante tempestades.

Dados comparativos e tendências

Embora o número de raios tenha diminuído quase pela metade em relação a 2023, especialistas alertam que mudanças climáticas podem influenciar a frequência de tempestades elétricas no estado. A Climatempo segue monitorando as condições meteorológicas para emitir alertas preventivos.

Foto: Reprodução/Ndumiso Mvelase/Philippe Donn

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte