Pesquisa avalia eficácia e segurança de tratamento complementar para Transtorno Depressivo Maior em adultos e idosos; participantes receberão acompanhamento médico gratuito
O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN/Ebserh) está em busca de voluntários para um estudo inédito que testa um novo medicamento capaz de auxiliar no tratamento da depressão, especialmente em pacientes com sintomas de insônia. A pesquisa, que terá duração de dois anos, também avaliará a segurança e a eficácia do fármaco como complemento aos antidepressivos convencionais.
Detalhes da pesquisa
Coordenada pelo psiquiatra Emerson Arcoverde Nunes e pelo anestesista Wallace Andrino da Silva, a pesquisa tem como foco adultos e idosos diagnosticados com Transtorno Depressivo Maior (TDM) que não obtiveram melhora significativa com tratamentos anteriores.

“O objetivo é testar uma nova medicação para o tratamento da depressão associada à insônia”, explicou Emerson. Os participantes receberão o medicamento em estudo por 16 semanas, podendo, posteriormente, continuar com a substância ativa ou receber um placebo durante o restante da pesquisa.
Critérios para participação:
Para se candidatar, os voluntários devem:
- Ter entre 18 e 74 anos;
- Diagnóstico de depressão moderada a grave;
- Ter utilizado antidepressivos sem resposta satisfatória;
- Saber ler e escrever.
Principais critérios de exclusão:
- Doenças graves não controladas (cardíacas, respiratórias, neurológicas, etc.);
- Diabetes tipo 1 ou 2 descompensado;
- Distúrbios da tireoide não tratados;
- Doenças hormonais como Doença de Cushing ou Addison.
Benefícios para os voluntários:
Os selecionados terão acesso gratuito ao medicamento em estudo e ao acompanhamento médico especializado durante a pesquisa. No entanto, outros tratamentos ou medicamentos de uso rotineiro não serão custeados pelo estudo.
Como participar
Interessados podem entrar em contato com o Centro de Pesquisa Clínica do Huol-UFRN pelos telefones (84) 99670-8676 (WhatsApp) ou (84) 3092-3635 / 3634, ou ainda pelo e-mail cpc.huol-ufrn@ebserh.gov.br. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Sobre o Huol-UFRN e a Ebserh
Vinculado à Rede Ebserh desde 2013, o Hospital Universitário Onofre Lopes é parte de uma rede de 45 hospitais universitários federais que integram ensino, pesquisa e atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.