Bolsonaro é internado na UTI após cirurgia de 12 horas para tratar obstrução intestinal em Brasília

Bolsonaro é internado na UTI após cirurgia de 12 horas para tratar obstrução intestinal em Brasília

Ex-presidente passou por procedimento para remoção de aderências e reconstrução da parede abdominal no Hospital DF Star

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após ser submetido a uma cirurgia de grande porte no último domingo (13.abr.2025). A intervenção, que teve duração de 12 horas, foi realizada para tratar uma suboclusão intestinal, causada por aderências formadas após múltiplas cirurgias decorrentes do atentado sofrido em 2018.

Segundo boletim médico divulgado pela equipe responsável, o procedimento consistiu na extensa lise de aderências e na reconstrução da parede abdominal. A cirurgia foi conduzida sem intercorrências e não houve necessidade de transfusão de sangue.

De acordo com a nota oficial, a obstrução intestinal foi causada por uma dobra no intestino delgado, que comprometia o trânsito normal dos alimentos. O problema foi identificado e resolvido durante a remoção das aderências, que são faixas de tecido cicatricial formadas internamente após intervenções cirúrgicas anteriores.

Bolsonaro segue sob cuidados intensivos

Após o procedimento, Bolsonaro foi transferido para a UTI, onde segue clinicamente estável, sem dor, e sendo monitorado por uma equipe médica multidisciplinar. Ele recebe suporte clínico e nutricional, além de cuidados voltados à prevenção de infecções.

O ex-presidente foi transferido de avião para Brasília na noite de sábado (12.abr), vindo do Rio Grande do Norte, onde participava de um evento do Partido Liberal (PL). Durante a agenda, Bolsonaro sentiu fortes dores abdominais, o que levou ao acionamento da equipe médica e à remoção para a capital federal em UTI aérea.

A cirurgia foi realizada sob a coordenação do cirurgião Cláudio Birolini, com participação dos cardiologistas Leandro Echenique e Ricardo Camarinha, além dos diretores do Hospital DF Star, Guilherme Meyer (diretor médico) e Allisson Barcelos Borges (diretor geral).

Michelle Bolsonaro comenta cirurgia nas redes sociais

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro comentou sobre o estado de saúde do marido em uma publicação nas redes sociais no domingo (13), após a conclusão da cirurgia. Ela afirmou que acompanharia a extubação e agradeceu pelas mensagens de apoio:

“Cirurgia concluída com sucesso! A Deus, toda honra e toda glória! Estou indo agora para a sala de extubação, onde poderei vê-lo. Em breve, os médicos darão uma coletiva com mais informações. Meu coração transborda de gratidão a cada um de vocês que tem orado, enviado mensagens e intercedido pelo meu amor. Obrigada por estarem conosco nesse momento tão delicado. Seguimos firmes, com fé e esperança”, escreveu.

Histórico de cirurgias após atentado em 2018

A suboclusão intestinal tratada nesta nova cirurgia é uma consequência de aderências abdominais, formadas após as cirurgias anteriores às quais Bolsonaro foi submetido desde o ataque com faca durante a campanha eleitoral de 2018. Desde então, o ex-presidente passou por mais de cinco procedimentos cirúrgicos, incluindo intervenções para corrigir obstruções intestinais e hérnias.

O médico Cláudio Birolini já havia informado anteriormente que o quadro clínico atual era mais grave do que os episódios enfrentados anteriormente. A equipe médica ainda não divulgou previsão de alta hospitalar.

Leia a íntegra do boletim médico divulgado em 13 de abril de 2025:

“O ex-Presidente da República Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia de grande porte para extensa lise de aderências e reconstrução da parede abdominal.

O procedimento durou cerca de 12 horas, transcorreu sem intercorrências e não exigiu transfusão de sangue. A obstrução intestinal foi causada por uma dobra no intestino delgado, que dificultava o trânsito intestinal. Essa condição foi resolvida durante o processo de liberação das aderências.

No momento, o ex-presidente encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), clinicamente estável, sem dor, e recebendo suporte clínico, nutricional e medidas de prevenção de infecções.”

Foto: Isac Nóbrega/PR/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte