Quatro trechos de banho estão impróprios na Grande Natal durante feriadão, aponta Idema

Quatro trechos de banho estão impróprios na Grande Natal durante feriadão, aponta Idema

Boletim de balneabilidade do Idema identificou trechos com altos índices de coliformes fecais em Natal, Parnamirim e Nísia Floresta

Quatro pontos da Grande Natal foram classificados como impróprios para banho neste fim de semana de feriadão prolongado, que inclui a Semana Santa e o Dia de Tiradentes. A informação é do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), que divulgou novo boletim de balneabilidade neste sábado (19.abr.2025).

Os locais considerados inadequados estão localizados em áreas de rios e praia nos municípios de Natal, Parnamirim e Nísia Floresta. De acordo com o levantamento mais recente, os trechos que devem ser evitados pela população são:

  • Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta
  • Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim
  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim
  • Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza), em Natal

Ao todo, o Idema analisou 33 pontos de banho na região metropolitana de Natal. O monitoramento abrange praias, rios, lagoas e fozes nos municípios de Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz.

Como é feita a análise de balneabilidade?

A balneabilidade é avaliada com base na quantidade de coliformes termotolerantes (coliformes fecais) encontrados nas amostras de água coletadas. Esses micro-organismos servem como indicadores de contaminação por esgoto ou fezes humanas e animais. Quando os níveis estão acima do permitido pelas normas ambientais, o local é considerado impróprio para banho.

A classificação dos trechos segue os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O boletim é divulgado semanalmente e integra o Programa Azul, uma iniciativa conjunta entre o Idema, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN).

A recomendação das autoridades ambientais é que a população evite entrar na água nos pontos classificados como impróprios, principalmente crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade, que são mais vulneráveis aos riscos à saúde associados à exposição a águas contaminadas.

Além disso, o Idema reforça a importância do descarte correto de resíduos e da manutenção adequada das redes de esgoto para evitar a poluição dos recursos hídricos do estado.

Foto: Sandro Menezes/Governo do RN/Ilustração / João Vital/Governo do RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado