Boletim de balneabilidade do Idema identificou trechos com altos índices de coliformes fecais em Natal, Parnamirim e Nísia Floresta
Quatro pontos da Grande Natal foram classificados como impróprios para banho neste fim de semana de feriadão prolongado, que inclui a Semana Santa e o Dia de Tiradentes. A informação é do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), que divulgou novo boletim de balneabilidade neste sábado (19.abr.2025).
Os locais considerados inadequados estão localizados em áreas de rios e praia nos municípios de Natal, Parnamirim e Nísia Floresta. De acordo com o levantamento mais recente, os trechos que devem ser evitados pela população são:
- Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta
- Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim
- Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim
- Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza), em Natal
Ao todo, o Idema analisou 33 pontos de banho na região metropolitana de Natal. O monitoramento abrange praias, rios, lagoas e fozes nos municípios de Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz.
Como é feita a análise de balneabilidade?
A balneabilidade é avaliada com base na quantidade de coliformes termotolerantes (coliformes fecais) encontrados nas amostras de água coletadas. Esses micro-organismos servem como indicadores de contaminação por esgoto ou fezes humanas e animais. Quando os níveis estão acima do permitido pelas normas ambientais, o local é considerado impróprio para banho.

A classificação dos trechos segue os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O boletim é divulgado semanalmente e integra o Programa Azul, uma iniciativa conjunta entre o Idema, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN).
A recomendação das autoridades ambientais é que a população evite entrar na água nos pontos classificados como impróprios, principalmente crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade, que são mais vulneráveis aos riscos à saúde associados à exposição a águas contaminadas.

Além disso, o Idema reforça a importância do descarte correto de resíduos e da manutenção adequada das redes de esgoto para evitar a poluição dos recursos hídricos do estado.
Foto: Sandro Menezes/Governo do RN/Ilustração / João Vital/Governo do RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







