Missa na Catedral Metropolitana será presidida por Dom João Santos Cardoso; nota oficial destaca legado do papa e sua atenção aos mais pobres
A Arquidiocese de Natal manifestou publicamente, nesta segunda-feira (21.abr.2025), pesar pela morte do Papa Francisco, confirmada pelo Vaticano na manhã de hoje. O pontífice, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu aos 88 anos após complicações de saúde. Em sua memória, uma missa será celebrada às 16h30 na Catedral Metropolitana de Natal, no bairro Tirol, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom João Santos Cardoso.
A celebração integra as homenagens organizadas por arquidioceses e dioceses de todo o Brasil. Em Natal, a missa desta segunda-feira mantém o horário tradicional, mas foi dedicada de forma especial ao Papa Francisco, conforme informou a Arquidiocese.
Nota oficial da Arquidiocese
Em nota divulgada à imprensa e nas redes sociais, a Arquidiocese expressou consternação com a notícia da morte do papa e destacou sua atuação à frente da Igreja Católica. O texto assinado por Dom João Santos Cardoso ressaltou o papel de Francisco como líder espiritual comprometido com os valores do Evangelho e com atenção especial aos mais pobres e marginalizados.

“A Arquidiocese de Natal, na pessoa de seu Arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso, em comunhão com o clero, os religiosos de vida consagrada e os fiéis leigos, recebeu, consternada, a notícia do falecimento do Papa Francisco, ocorrido na manhã deste dia 21 de abril, em sua residência, na Cidade do Vaticano, e associa-se a todos os cristãos do orbe católico em preces pelo descanso eterno de Sua Santidade.”
A nota ainda reconhece o cumprimento da missão do Papa como sucessor do Apóstolo Pedro, destacando seu testemunho de vida e fidelidade à missão de governar a Igreja de Cristo.
“O Santo Padre, sucessor do Apóstolo Pedro, cumpriu amorosa e fielmente a missão de governar a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, como incansável servidor do Evangelho e com amor universal, com especial atenção aos mais pobres e marginalizados.”
O arcebispo finalizou o comunicado encomendando a alma do pontífice à misericórdia divina.
“No ensejo da oitava da Páscoa, com sentimentos de profunda gratidão por seu testemunho de fiel discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo, encomendamos a alma do Papa Francisco à infinita e amorosa misericórdia de Deus.”
Trajetória de aproximação com o Papa
Dom João Santos Cardoso esteve pessoalmente com o Papa Francisco em junho de 2023, quando recebeu das mãos do pontífice o pálio arquiepiscopal, símbolo do vínculo entre os arcebispos e a Sé Apostólica. A cerimônia aconteceu na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e reuniu arcebispos nomeados recentemente ao redor do mundo.

Na ocasião, o Papa abençoou os pálios que seriam entregues aos novos arcebispos como sinal de unidade e comunhão com o papa. O gesto representou também a responsabilidade pastoral sobre suas arquidioceses.
Morte do pontífice e legado
A morte de Jorge Mario Bergoglio foi anunciada pelo Vaticano no início da manhã desta segunda-feira. Segundo comunicado oficial, o papa faleceu às 7h35 (horário local). O texto divulgado pela Santa Sé relembrou sua dedicação ao serviço da Igreja e dos mais necessitados, além do compromisso com os valores evangélicos.
Francisco foi eleito papa em 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI. Foi o primeiro pontífice da América Latina e o primeiro da Companhia de Jesus (jesuíta) a assumir o comando da Igreja Católica. Durante seus 12 anos de pontificado, priorizou questões sociais, ambientais e de renovação pastoral.
Até o momento, o Vaticano não divulgou os detalhes sobre o funeral ou o cronograma para o conclave que elegerá o novo papa.
Confira a nota da Arquidiocese de Natal na íntegra:
A Arquidiocese de Natal, na pessoa de seu Arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso, em comunhão com o clero, os religiosos de vida consagrada e os fiéis leigos, recebeu, consternada, a notícia do falecimento do Papa Francisco, ocorrido na manhã deste dia 21 de abril, em sua residência, na Cidade do Vaticano, e associa-se a todos os cristãos do orbe católico em preces pelo descanso eterno de Sua Santidade.
O Santo Padre, sucessor do Apóstolo Pedro, cumpriu amorosa e fielmente a missão de governar a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, como incansável servidor do Evangelho e com amor universal, com especial atenção aos mais pobres e marginalizados.
No ensejo da oitava da Páscoa, com sentimentos de profunda gratidão por seu testemunho de fiel discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo, encomendamos a alma do Papa Francisco à infinita e amorosa misericórdia de Deus.
Natal, 21 de abril de 2025.
Dom João Santos Cardoso
Arcebispo Metropolitano de Natal
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração / Tomaz Silva/Agência Brasil/Arquivo/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







