Policial civil do RN é afastada por suspeita de vazar informações a milicianos

Policial civil do RN é afastada por suspeita de vazar informações a milicianos

Servidora é investigada por acessar dados sigilosos da DHPP e repassá-los a policiais militares investigados por ligação com grupos de extermínio

Uma policial civil do Rio Grande do Norte foi afastada das atividades por 90 dias, por determinação da Justiça, após ser alvo da “Operação Inimigo Oculto”, deflagrada nesta terça-feira (29.abr.2025) pela própria Polícia Civil do estado. A investigação apura o envolvimento da servidora com grupos criminosos, incluindo milícias.

De acordo com a corporação, a policial, que era lotada em uma delegacia de plantão, teria acessado indevidamente procedimentos investigativos da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os dados acessados envolviam investigações contra policiais militares, em sua maioria ligados ao 4º Batalhão da Polícia Militar, alguns dos quais já foram presos ou investigados por envolvimento com grupos de extermínio e milícias.

A apuração aponta que as informações extraídas do sistema da Polícia Civil eram repassadas aos próprios investigados ou a pessoas próximas a eles. Parte desses dados sigilosos chegou a ser divulgada em redes sociais, sendo utilizada como forma de autopromoção por parte de integrantes desses grupos.

Além disso, a servidora também teria acessado dados de investigações que envolviam facções criminosas rivais, o que ampliou o impacto das ações consideradas ilegais.

Segundo os investigadores, os acessos indevidos ocorriam em horários coincidentes com ligações feitas pela investigada aos alvos das apurações. A suspeita é de que ela atuava internamente para comprometer as investigações e favorecer os envolvidos.

O nome da operação faz referência à atuação oculta da policial civil dentro da própria corporação, minando investigações sensíveis conduzidas por setores especializados da Polícia Civil.

O mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência da investigada, e materiais foram recolhidos para análise. O caso segue sob investigação da Polícia Civil e do Ministério Público.

Foto: Divulgação/Polícia Civil/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado