Militar participava de atividade de capacitação quando sofreu o mal súbito; identidade ainda não foi divulgada
Um sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) morreu na manhã desta terça-feira (13.mai.2025) após sofrer um infarto durante um teste de aptidão física na zona Norte de Natal. A ocorrência foi confirmada pela própria corporação, que também divulgou uma nota oficial com detalhes sobre o caso.
O militar participava do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) quando passou mal e desmaiou por volta das 7h30. Mesmo com o socorro prestado no local, o sargento não resistiu e faleceu.
Atendimento de emergência
Segundo informações da PM, após o desmaio, a equipe de guarda do Centro de Formação e Aperfeiçoamento acionou imediatamente a aeronave Potiguar 02, da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), além de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

As equipes prestaram os primeiros socorros no local da ocorrência, mas o policial não resistiu ao infarto.
Avaliação médica e protocolos
Em nota oficial, a Polícia Militar informou que os policiais que participam de cursos de formação e aperfeiçoamento são submetidos a uma avaliação prévia pela Junta Médica de Saúde. Essa avaliação exige a apresentação de exames médicos atualizados e em conformidade com os critérios estabelecidos pela corporação.
A PMRN destacou ainda que as atividades físicas realizadas durante os cursos seguem protocolos técnicos previamente definidos, sendo ajustadas conforme a faixa etária e a condição física dos alunos.
Nota oficial da PM-RN
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte divulgou o seguinte comunicado oficial:
Nota da Polícia Militar do RN
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) informa que, na manhã desta terça-feira (13), por volta das 7h30, a equipe de guarda do Centro de Formação e Aperfeiçoamento comunicou, via rádio, que um aluno do Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS) estava se sentindo mal e havia desmaiado.
Imediatamente, foram acionadas a aeronave Potiguar 02 e uma equipe do SAMU para prestar os primeiros atendimentos no local. Apesar dos esforços das equipes de socorro, o policial militar infelizmente não resistiu.
A PMRN esclarece que, para estarem aptos a participar dos cursos de formação e aperfeiçoamento, os policiais são submetidos a avaliação pela Junta Médica de Saúde, mediante apresentação de exames médicos atualizados e em conformidade com os critérios estabelecidos.
As atividades físicas realizadas durante os cursos seguem protocolos técnicos previamente definidos e são ajustadas conforme a faixa etária e a condição física dos alunos.
O Comando-Geral da PMRN se solidariza com os familiares, amigos e colegas de farda neste momento de profunda dor, e informa que está prestando todo o apoio necessário à família enlutada.
Identidade não divulgada
Até o momento, a identidade do sargento não foi oficialmente revelada. A corporação informou que está prestando apoio à família do militar, mas não divulgou detalhes adicionais sobre a carreira do agente ou sobre o sepultamento.
Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS)
O Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) é uma etapa obrigatória na carreira dos policiais militares para promoção e atualização profissional. Durante o curso, são realizados treinamentos teóricos e práticos, incluindo atividades físicas compatíveis com a função e a idade dos participantes.
A PM reiterou que todas as atividades físicas seguem normas técnicas e são adaptadas às condições individuais dos alunos, conforme os protocolos de saúde e segurança vigentes.
Investigação e providências
A Polícia Militar não informou se será instaurada uma apuração interna sobre as circunstâncias do ocorrido. O caso foi registrado como morte súbita decorrente de infarto, com base nos relatos das equipes de socorro que atenderam a ocorrência.
Matéria atualizada às 11h45 de 13/05/2025 para acréscimo de informações
Foto: Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.