Motoristas de ônibus de Natal aprovam indicativo de greve

Motoristas de ônibus de Natal aprovam indicativo de greve

Categoria pode deflagrar greve na próxima terça (20) se proposta patronal não atender às reivindicações

Motoristas do transporte coletivo de Natal aprovaram, nesta sexta-feira (16.mai.2025), um indicativo de greve durante assembleia geral da categoria. A paralisação poderá ser confirmada na próxima terça-feira (20.mai), caso não haja avanço nas negociações entre trabalhadores e empresários do setor. A decisão foi anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN), que representa a categoria.

A discussão sobre o indicativo de greve ocorre em meio à campanha salarial de 2024/2025. Os trabalhadores reivindicam um reajuste salarial de 8,53%, aumento no valor do vale-refeição para R$ 600,00 (um reajuste de 36,36%) e elevação de 15,5% na mensalidade do plano de saúde. A contraproposta apresentada pelo setor patronal foi considerada insuficiente pelos motoristas e não foi aprovada na assembleia.

Proposta patronal rejeitada

A proposta dos empresários do transporte coletivo de Natal incluía um reajuste salarial de 5,53%, dividido em duas parcelas: 3,53% a partir de 1º de maio e 2% adicionais a partir de 1º de novembro. Além disso, foi ofertado um reajuste de 7,5% no vale-refeição e na contribuição do plano de saúde. A categoria considerou os índices abaixo do necessário para repor perdas inflacionárias e acompanhar o aumento do custo de vida.

De acordo com o diretor executivo do Sintro, Gilvan Silva, caso não haja avanço na próxima audiência de mediação, o sindicato anunciará formalmente a greve e publicará o edital de paralisação. “Se não houver acordo no dia 20, nós vamos anunciar para a população que a categoria vai entrar em greve e preparar o edital para publicação”, declarou o dirigente.

Mediação do Ministério do Trabalho

As negociações estão sendo mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Norte (SRTE/RN). Na última quinta-feira (15), uma audiência de mediação foi realizada com a presença de representantes dos trabalhadores e do setor empresarial. Os rodoviários apresentaram suas demandas, mas os empresários fizeram uma contraproposta, posteriormente rejeitada pela assembleia.

A próxima audiência está marcada para a terça-feira (20), às 10h, na sede da SRTE/RN, e será decisiva para definir os rumos do movimento. Caso não haja consenso, a greve poderá começar imediatamente após os trâmites legais.

Histórico

O último movimento grevista de grande impacto envolvendo o transporte coletivo em Natal ocorreu em 2022. Desde então, a categoria tem buscado negociar melhorias salariais e estruturais por meio do diálogo, mas, diante da falta de avanços significativos, volta a considerar a paralisação como instrumento de pressão.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber