Campanha passa a incluir pessoas a partir de seis meses; vacinação é gratuita nas UBS e pontos extras
As prefeituras de Natal e Mossoró anunciaram a ampliação da vacinação contra a influenza para todas as pessoas com idade a partir de seis meses. A medida, que começa a valer nesta terça-feira (20.mai.2025), segue recomendação do Ministério da Saúde.

A vacina disponível é a trivalente, que oferece proteção contra os vírus da influenza B, H1N1 e H3N2. Segundo o Ministério da Saúde, a aplicação do imunizante pode prevenir entre 60% e 70% dos casos graves e mortes por gripe.
Vacinação em Natal
Em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina contra a gripe está disponível em 60 salas de vacinação distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de pontos extras nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping.
A capital iniciou a campanha de imunização contra a influenza em 7 de abril, direcionada inicialmente para os seguintes grupos prioritários:
- Crianças de seis meses a menores de seis anos;
- Gestantes;
- Idosos com 60 anos ou mais.
Segundo a Secretaria, até o dia 19 de maio, foram aplicadas 51.378 doses. A cobertura vacinal por público é a seguinte:
- Idosos: 17,85%;
- Gestantes: 25,55%;
- Crianças menores de seis anos: 8,18%.
Com a ampliação da campanha, qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode receber a vacina. A chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), Veruska Ramos, reforça que os grupos prioritários continuarão sendo atendidos normalmente, uma vez que a vacinação permanece incluída no calendário nacional.
Horários de atendimento em Natal:
- UBS: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h;
- Midway Mall e Partage Norte Shopping: Segunda a sexta-feira, das 13h às 20h; sábado, das 10h às 15h.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e cartão de vacinação.
Vacinação em Mossoró
Em Mossoró, a campanha de vacinação contra a influenza começou em 2 de abril. Inicialmente, o foco também era nos grupos prioritários, como crianças, idosos, gestantes e puérperas.
Com a nova orientação, todas as pessoas a partir de seis meses de idade poderão se vacinar nas UBS do município.
- Horários de atendimento em Mossoró:
- UBS: Segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
O coordenador de Imunizações de Mossoró, Etevaldo Lima, destaca que a ampliação tem como objetivo aumentar a cobertura e evitar complicações causadas pela gripe.
A vacinação contra a influenza segue gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) e é uma das estratégias utilizadas para reduzir a circulação do vírus durante o período de maior incidência, especialmente entre os meses de abril e julho.
Foto: Myke Sena/MS
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







