Circuito Banco do Brasil de Surfe define finalistas na etapa de Natal

Circuito Banco do Brasil de Surfe define finalistas na etapa de Natal

Atletas disputam semifinais e finais neste domingo na Praia de Miami, em Natal

Neste domingo (25.mai.2025), a etapa de Natal do Circuito Banco do Brasil de Surfe, válida pelo Qualifying Series (QS) da WSL, será palco das semifinais e finais da competição e definirá quem vai erguer o troféu de campeão e levará 4,000 pontos no ranking sul-americano da liga mundial de surfe, na Praia de Miami, na capital potiguar. No sábado (24.mai), o dia foi marcado por baterias intensas e performances de alto nível.

Entre os homens, oito baterias foram disputadas, sendo quatro delas nas oitavas de final, com quatro atletas cada uma, e depois mais quatro baterias homem a homem nas quartas de final. O potiguar Adauto Sena, atual vice-campeão da etapa de Natal, brilhou com a maior somatória do evento até aqui ao fazer 16.83 na vitória sobre o paulista Gabriel Klaussner (15.86), em uma das baterias mais eletrizantes da competição.

Além disso, ele iguala também o paraibano Kauã Hanson como a maior nota do torneio ao tirar um 9.00 na disputa. Sena agora enfrenta o catarinense Heitor Mueller, que avançou ao superar o potiguar Rafael Barbosa por 14.44 a 11.67. Na outra semifinal, o atleta local, Israel Junior – dono de uma sólida apresentação contra Madson Costa (15.67 a 12.33) –, mede forças com o paulista Weslley Dantas, que também garantiu vaga depois de bater o também potiguar Deyvson Santos, que levou muita torcida para praia, por 14.60 a 13.57.

“O mar está do jeito que eu gosto, se Deus quiser vamos chegar lá [no título]. Essa é minha segunda etapa do QS, geralmente os custos são muito altos e não tive como ir para outras etapas. Vou dar um jeito para competir as outras, vai dar tudo certo. Eu vou ser pai agora e é uma motivação a mais. Estou bastante focado neste evento, queria agradecer a todos que estão comigo e vou chegar lá”, disparou Sena após avançar para as semifinais.

Entre as mulheres, a catarinense Tainá Hinckel teve atuação impecável nas ondas potiguares. A atleta, que esteve nos Jogos Olímpicos de Paris-24, fez 16.76 na vitória sobre Juliana dos Santos (11.77). Na semifinal, ela vai enfrentar a peruana casca grossa Daniella Rosas, que venceu a catarinense Isabelle Nalu por 11.54 a 8.97 e busca o segundo título consecutivo do Circuito Banco do Brasil de Surfe neste ano, após conquistar a etapa anterior em São Sebastião, no litoral de São Paulo.

“Toda vitória é importante. Bateria acirrada. No início ali entraram poucas ondas, já que o mar está enchendo e fica difícil de encontrar, mas sempre vem alguma aqui em Miami. É um lugar constante de ondas, toda bateria tem entrado ondas boas, o suficiente para todos competirem. Claro que quem faz a melhor escolha acaba tendo uma melhor nota. E eu acabei encontrando duas ondas ali em uma estratégia que eu tive que criar durante a bateria. Fui construindo, esperando o momento de encontrar onda certa”, analisou Hinckel.

Do outro lado da chave, em um confronto sulista, a jovem catarinense Laura Raupp superou a surfista paranaense Luara Mandelli (12.23 a 9.87) e encara a experiente atleta cearense Silvana Lima, que derrotou a catarinense Kiany Hyakutake por 12.57 a 10.20.

Além das disputas na água, o sábado foi marcado por ações que envolveram esporte e inclusão. O projeto Novas Ondas, voltado para a iniciação ao surfe e cidadania de crianças e adolescentes de comunidades vulneráveis, promoveu uma vivência com as crianças da ONG Filho da Mãe, que contou com a presença dos atletas da WSL Tainá Hinckel, Heitor Mueller e o ex-atleta do CT, e atual comentarista da WSL, o potiguar Danilo Costa.

Eles trocaram histórias pessoais de superação, amor pelo surfe e o amor próprio e ao final do encontro doaram pranchas, raspadores, parafina, entre outros acessórios de surfe e distribuíram autógrafos.

A movimentação também tomou conta da areia. Uma competição de altinha, a Altinha Challenge, e aulas gratuitas de beach tennis e funcional animaram o público, promovendo integração e bem-estar entre atletas, moradores e turistas em clima de celebração do esporte.

Com ondas consistentes e boas performances, a etapa de Natal segue revelando talentos e promovendo o surfe nacional com estrutura de alto nível. Neste domingo, a expectativa é de baterias ainda mais acirradas na luta pelo título.

O Circuito Banco do Brasil de Surfe – Etapa Natal QS 4,000 faz parte do circuito Qualifying Series (QS) de 2025 da World Surf League (WSL) e tem o orgulho de ser patrocinado pelo Banco do Brasil, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Secretaria do Estado da Educação do Esporte e do Lazer – SEEC, com apoio da Prefeitura Municipal de Natal, Boali, e com mídia oficial oferecida pela Rádio Jovem Pan FM 99,5 com transmissão ao vivo pelo site da WorldSurfleague.com, app da WSL e canal de YouTube da WSL.

Sobre a WSL

A World Surf League (WSL) é a casa do surf competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surf e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação. Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.

Foto: Marcio David/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado