Presidente da FNF, José Vanildo, integra a nova diretoria como um dos vice-presidentes da entidade
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem um novo presidente. Samir Xaud foi eleito neste domingo (25.mai.2025) para comandar a entidade até 2029. A eleição, realizada em Assembleia Geral, contou com 103 votos favoráveis de um total de 141 possíveis. O dirigente assume a presidência no lugar de Ednaldo Rodrigues, afastado judicialmente em 2023.
Samir Xaud, natural de Roraima, garantiu apoio majoritário ao registrar sua chapa em 18 de maio, com endosso de 25 federações estaduais, o que inviabilizou a inscrição de qualquer candidatura adversária — já que o mínimo necessário seria o apoio de oito federações.

Entre os vice-presidentes eleitos está José Vanildo, atual presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). Além dele, integram a vice-presidência da CBF: Flávio Zveiter (ex-STJD), Michelle Ramalho (FPF-PB), Ricardo Paul (FPF-PA), Ednailson Rozenha (FPF-AM), Rubens Angelotti (FPF-SC), Fernando Sarney (ex-interino) e Gustavo Dias Henrique (FPF-DF).
A composição da nova diretoria foi articulada após movimentações que começaram com o afastamento de Ednaldo Rodrigues pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), motivado por suspeita de fraude na assinatura de Antônio Carlos Nunes de Lima, o coronel Nunes, em acordo que havia restituído Rodrigues à presidência da CBF.

O apoio à chapa de Samir também veio de dez clubes: Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Vasco (Série A); Amazonas, CRB, Criciúma, Paysandu e Volta Redonda (Série B). Já outras 30 agremiações, incluindo times das Séries A e B, manifestaram apoio a Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), e apresentaram um manifesto com exigências à entidade.
Flávio Zveiter, que chegou a ser pré-candidato à presidência, passou a apoiar Samir Xaud e deverá atuar como CEO da CBF. Parte da nova diretoria — como Gustavo Dias Henrique, Ednailson Rozenha e Rubens Angelotti — já havia sido eleita em abril deste ano para o mandato de 2026 a 2030. Agora, eles assumem o período entre 2025 e 2029.
Com a eleição, Samir Xaud inicia a reestruturação administrativa da confederação, tendo como desafio imediato a estabilidade institucional e os compromissos do calendário esportivo nacional.
Foto: @rafaelribeirorio l CBF
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







