Lula defende viagens ao exterior em busca de investimentos estrangeiros

Lula defende viagens ao exterior em busca de investimentos estrangeiros

Presidente cita R$ 100 bilhões anunciados por empresas francesas e fala sobre Putin, guerra na Ucrânia e eleições de 2026

Durante entrevista coletiva concedida neste sábado (7.jun.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu seu papel como articulador de investimentos estrangeiros no Brasil e destacou os resultados da viagem à França. Lula citou o anúncio de R$ 100 bilhões em aportes previstos para os próximos cinco anos, feitos por 15 empresas francesas, como evidência da confiança internacional em sua gestão.

Ao comentar os custos da comitiva brasileira durante a viagem à Europa, o presidente afirmou que “não sabe quanto está gastando, mas sabe quanto está levando de volta para o Brasil”. Ele defendeu que o país pense grande e que os embaixadores brasileiros atuem para ampliar a presença internacional do país.

Acordo entre União Europeia e Mercosul

Lula voltou a cobrar a entrada em vigor do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul até o fim de 2025. A França é um dos principais opositores à assinatura. O presidente declarou que não pretende impor prejuízos a setores sensíveis, como a agricultura francesa, mas defendeu que o acordo precisa ser aceito por todas as partes.

“Não quero que assinem o acordo e as pessoas fiquem de cara feia. Aí não é acordo”, disse Lula ao citar conversas com líderes europeus, incluindo Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Putin e guerra na Ucrânia

Durante a coletiva, o presidente também falou sobre o possível comparecimento de Vladimir Putin à cúpula dos BRICS, marcada para julho, no Rio de Janeiro. Desde 2023, o presidente russo é alvo de um mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional, o que, em tese, obrigaria o Brasil a executar a ordem se ele pisar em território nacional.

Lula afirmou que a decisão sobre participar ou não do encontro é de Putin. O presidente brasileiro relatou que conversou com o líder russo por telefone durante uma escala na Rússia, em maio, e o convidou para participar de um encontro sobre a paz na Turquia, que ocorreu recentemente. Putin não compareceu.

O presidente brasileiro afirmou ainda que o conflito entre Rússia e Ucrânia estaria “mais próximo de um acordo” do que se imagina, embora não tenha dado detalhes sobre eventuais negociações em andamento.

Críticas a Israel e eleições de 2026

Em meio à coletiva, Lula voltou a criticar Israel, acusando o país de cometer genocídio. A declaração reforça a posição do governo brasileiro no cenário internacional quanto ao conflito no Oriente Médio.

Questionado sobre as eleições presidenciais de 2026, Lula demonstrou confiança na possibilidade de reeleição. Segundo ele, a extrema direita não vencerá o pleito. A declaração foi dada com ênfase, enquanto batia no púlpito com as mãos.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado