Governo lança sistema ‘Defesa Civil Alerta’ com testes em quatro cidades do RN

Governo lança sistema ‘Defesa Civil Alerta’ com testes em quatro cidades do RN

Ferramenta envia alertas via celular sobre desastres naturais; abrangência chegará aos 167 municípios potiguares a partir de 18 de junho

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil lançaram no sábado (14.jun.2025) o sistema “Defesa Civil Alerta” na região Nordeste. No Rio Grande do Norte, a iniciativa começou com um alerta teste enviado aos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz.

O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir mensagens de texto gratuitas e avisos sonoros diretamente nos aparelhos móveis. A notificação interrompe qualquer conteúdo que esteja sendo exibido na tela até que o usuário confirme o recebimento. O objetivo da ação é reforçar os sistemas de prevenção e mitigação em situações de emergência como alagamentos, deslizamentos, enxurradas, chuvas intensas, vendavais e granizo.

A partir do dia 18 de junho, todos os 167 municípios potiguares passarão a integrar o sistema, recebendo alertas conforme os riscos identificados pelas autoridades de Defesa Civil.

Tecnologia de alerta e coordenação estadual

A tecnologia foi desenvolvida para complementar os canais já existentes de comunicação emergencial. O sistema é integrado à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Gabinete Civil do Governo do RN, responsável pela operacionalização dos avisos e ações preventivas locais.

O primeiro teste simultâneo foi aplicado em cidades de todos os nove estados da região Nordeste no mesmo dia. No Rio Grande do Norte, o disparo do alerta envolveu a infraestrutura de operadoras de telefonia móvel e o monitoramento técnico das autoridades estaduais.

Como funcionam os alertas

Ao identificar risco iminente em determinada localidade, a Defesa Civil poderá disparar um alerta geolocalizado para os aparelhos conectados naquela área. O sistema é similar ao utilizado em países como Estados Unidos e Japão, onde a comunicação direta com a população é usada para minimizar danos em catástrofes naturais.

O alarme sonoro e a mensagem de texto são exibidos automaticamente na tela do celular, mesmo com outros aplicativos abertos. O alerta só desaparece após o usuário confirmar o recebimento da mensagem.

Expansão nacional

O sistema faz parte de um esforço nacional do governo federal para ampliar a resposta a eventos climáticos extremos, que têm se tornado mais frequentes nos últimos anos. A implementação nos demais estados ocorrerá de forma progressiva, conforme cronograma da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Fotos: Yasmin Fonseca/MIDR / Dênio Simões/MIDR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado