Relatório do Unicef revela também mais de 2 mil casos de violência sexual registrados no estado em três anos
Entre os anos de 2021 e 2023, o Rio Grande do Norte registrou mais de 380 mortes violentas de crianças e adolescentes. Os dados fazem parte do relatório Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, divulgado nesta segunda-feira (9.jun.2025) pelo Unicef e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Além das mortes, o estudo mostra que mais de 2 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registrados no estado potiguar durante o mesmo período.

No cenário nacional, os números são ainda mais expressivos: 15.371 crianças e adolescentes foram vítimas de mortes violentas em três anos. O levantamento também aponta 165.192 casos de violência sexual em todo o país, com aumento de ocorrências ano após ano: foram 46.863 registros em 2021, subindo para 63.430 em 2023.
O relatório destaca o crescimento das violências entre as faixas etárias mais jovens. As mortes violentas de crianças com até 9 anos aumentaram 15,2% em todo o Brasil no período analisado. Os casos de estupro também cresceram de forma significativa entre os mais novos: entre 2022 e 2023, houve aumento de 23,5% nos registros envolvendo crianças de até 4 anos e de 17,3% entre os de 5 a 9 anos.
Ações para enfrentamento da violência
Como forma de enfrentamento aos números apresentados, o Unicef está promovendo uma série de encontros com Conselhos Tutelares dos 18 estados participantes do Selo Unicef — uma das principais estratégias para fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância e adolescência.
No Rio Grande do Norte, o encontro ocorre nesta terça-feira (10.jun) e quarta-feira (11.jun), na UNI-RN, em Natal. O evento reúne representantes de mais de 100 municípios potiguares.

Com o título Zelar e Proteger: a importância do Conselho Tutelar na Prevenção e Resposta à Violência contra Crianças e Adolescentes, a reunião busca qualificar a atuação dos conselheiros tutelares no enfrentamento das diversas formas de violência.
Durante a programação, será apresentada a proposta do novo ciclo do Selo Unicef (2025-2028), com foco em estratégias de prevenção, escuta qualificada e encaminhamento de casos de violência, além da atuação conjunta com outros serviços da rede de proteção.
Novo ciclo do Selo Unicef
Atualmente, 120 municípios do Rio Grande do Norte já se inscreveram para participar do novo ciclo do Selo Unicef. As inscrições seguem abertas até o dia 23 de julho.
As gestões municipais inscritas contam com apoio técnico do Unicef e de parceiros para avançar em áreas como educação, saúde, enfrentamento da violência, mudanças climáticas e participação social de crianças e adolescentes nas decisões locais.
Foto: Reprodução / Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.