Comitiva brasileira deixa Israel e cruza fronteira com a Jordânia, diz secretário de Natal

Comitiva brasileira deixa Israel e cruza fronteira com a Jordânia, diz secretário de Natal

Grupo de gestores municipais iniciou retirada nesta segunda (16) após aumento dos ataques entre Irã e Israel; parte da delegação permanece no país

O secretário de Planejamento de Natal, Vagner Araújo, integrante da delegação brasileira de gestores municipais em missão oficial em Israel, confirmou na manhã desta segunda-feira (16.jun.2025) que o grupo deixou o território israelense e cruzou a fronteira com a Jordânia. A informação foi também validada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Segundo a nota da CNM, “por questões de segurança, detalhes sobre o horário e o trajeto da comitiva não haviam sido divulgados previamente. Segundo informações repassadas, a comitiva ultrapassou por ônibus a fronteira e está no país em deslocamento a outro ponto onde pegarão avião para retorno ao Brasil”.

A saída acontece após o agravamento do conflito entre Irã e Israel, com diversos ataques ocorrendo ao longo dos últimos dias. Vagner Araújo relatou que a travessia foi tranquila. “Após um percurso de 1h40 até a fronteira com a Jordânia e uma espera de mais 1h30 nos trâmites do posto de saída de Israel, conseguimos chegar à fronteira com a Jordânia, onde fomos muito bem recebidos por diplomatas brasileiros – em segurança”, disse o secretário.

O secretário detalhou ainda que o grupo dele foi o primeiro a deixar Israel. Segundo ele, alguns integrantes da delegação, tanto brasileiros quanto estrangeiros, optaram por permanecer no país por receio de incidentes durante o trajeto até a fronteira. “Dos 18 brasileiros, viemos 12, entre os quais os prefeitos Cícero, Álvaro Damião, Werberth (Macaé), Jonhy Michael, de Nova Friburgo, e Francisco Nélio – ex-prefeito de Santarém e atual secretário de Estado do Pará. Seis brasileiros resolveram ficar, como foi o caso da vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne”, informou.

Sobre o trajeto, Araújo destacou que, apesar das tensões na região, a viagem ocorreu sem intercorrências. “O percurso foi tranquilo. Desde o início vimos que tinha movimento nas estradas com caminhões e outros carros – e não tivemos qualquer problema. Graças a Deus. Agora estamos cuidando da burocracia de entrada no país e por isso não vou conseguir responder perguntas individuais neste momento”, completou.

A presença da comitiva brasileira em Israel se deu em razão de uma agenda oficial iniciada no último dia 10 de junho. O foco do encontro internacional é a discussão sobre inovação urbana, segurança cidadã e cidades inteligentes. A delegação do Brasil é formada por 18 gestores, incluindo prefeitos e secretários, e participa ao lado de cerca de 15 representantes de outros países. O convite partiu do governo israelense.

Os nomes dos integrantes que já cruzaram a fronteira incluem prefeitos de capitais e cidades do interior, além de secretários estaduais. A expectativa é que os trâmites para embarque de volta ao Brasil ocorram ainda nesta segunda-feira, a partir de pontos estratégicos na Jordânia.

A CNM não informou previsão de chegada dos gestores ao território brasileiro, mas ressaltou que mantém contato contínuo com os órgãos diplomáticos para garantir apoio logístico e segurança a todos os envolvidos.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado