Unidade nas Rocas suspendeu serviços após entrada de água; Maternidade Araken Pinto também teve setores afetados
As fortes chuvas que atingiram Natal na madrugada e manhã desta quarta-feira (18.jun.2025) provocaram alagamentos no Hospital dos Pescadores, localizado no bairro das Rocas, Zona Leste da capital. Em decorrência da entrada de água na unidade, os atendimentos foram suspensos temporariamente no início da manhã.
Um vídeo divulgado pelo Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde) mostrou funcionários atuando na limpeza das áreas internas afetadas pela enchente. De acordo com o diretor do sindicato, Paulo Martins, o acúmulo de água impediu até mesmo a entrada de ambulâncias no hospital.



“Natal não tem estrutura para tanta chuva. Todo mundo viu a calamidade que ficou nas Rocas. Alagou tudo, adentrando água ao Hospital dos Pescadores, prejudicando atendimento à população. Ambulâncias não podiam encostar. Situação crítica e caótica quando acontece um dia de chuva como este”, declarou Martins em entrevista à TV Tropical.
Após a redução das chuvas e o escoamento da água, os atendimentos na unidade foram parcialmente retomados no final da manhã, com foco exclusivo em emergências. Segundo servidores, os serviços ambulatoriais seguem suspensos por tempo indeterminado devido aos danos causados nos setores afetados.
O que diz a Secretaria de Saúde
Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) informou que o hospital está realizando acolhimento apenas para casos de emergência e risco de vida, além de continuar a assistência aos usuários já admitidos na unidade.

A pasta orienta os usuários que busquem atendimento nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, caso necessário. Ainda segundo a SMS, uma equipe do Departamento de Infraestrutura Física e Logística (DIFT) foi acionada para identificar e realizar os reparos nas estruturas atingidas “o mais breve possível”, com o objetivo de minimizar os impactos da situação.
Maternidade Araken Pinto também registra alagamentos durante a chuva
A Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto, no bairro Tirol, também foi afetada pelas chuvas desta quarta-feira (18). De acordo com servidores e imagens divulgadas nas redes sociais, houve alagamentos em setores como o Centro Obstétrico e a Central de Material da unidade. Vazamentos no telhado também foram registrados.
O Sindsaúde cobrou providências da Prefeitura de Natal diante das condições de trabalho enfrentadas por servidores e usuários durante o episódio.

Em nota, a SMS confirmou que parte do prédio foi atingida pelas chuvas. Apesar disso, os atendimentos seguem normalmente na unidade. Os exames laboratoriais, no entanto, estão sendo encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen), devido aos transtornos causados pelas chuvas.
A pasta reiterou que o DIFT também foi acionado para identificar os danos estruturais na maternidade e realizar os reparos necessários.
Além disso, informou que os pacientes do bairro Ribeira podem procurar atendimento nas UPAs da cidade ou, em casos de emergência, se dirigir ao Hospital dos Pescadores, que está priorizando esse tipo de acolhimento.
Foto: Elpídio Júnior/Câmara de Natal/Ilustração / Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.