Grupo chegou ao Brasil na manhã desta quarta-feira (18), após deixar território israelense pela Jordânia; entre os integrantes está o secretário de Planejamento de Natal
A comitiva de políticos e autoridades brasileiras que deixou Israel na última segunda-feira (16.jun.2025) desembarcou no Brasil na manhã desta quarta-feira (18.jun). O grupo chegou por meio de um voo fretado que aterrissou no Aeroporto Internacional de Natal, no Rio Grande do Norte.
Ao todo, 13 integrantes da comitiva chegaram ao estado potiguar. Entre eles, estavam os prefeitos de João Pessoa (PB), Cícero Lucena; de Belo Horizonte (MG), Álvaro Damião; de Nova Friburgo (RJ), Johny Maycon; além do secretário de Planejamento de Natal (RN), Vagner Araújo.

No momento do desembarque, Álvaro Damião (União Brasil), prefeito da capital mineira, declarou:
“A vontade agora é só chegar em casa. Quero agradecer ao povo brasileiro que torceu pela gente, que viu onde a gente estava e o risco que a gente estava correndo.”
Deslocamento da comitiva
O grupo deixou o território israelense por via terrestre após o início do conflito com o Irã. Na segunda-feira (16), a comitiva seguiu de ônibus até a Jordânia. De lá, deslocou-se para a Arábia Saudita, também por via terrestre, e embarcou na cidade de Tabuk em um voo com escalas na Espanha e em Cabo Verde.

Os participantes pernoitaram na Ilha do Sal, em Cabo Verde, antes de seguirem para o Brasil. A chegada ao país foi registrada na manhã desta quarta-feira (18), com pouso na capital potiguar.
Motivo da viagem
O grupo estava em Israel para participar de eventos e compromissos relacionados à gestão pública. Segundo o secretário de Planejamento de Natal, Vagner Araújo, a viagem foi realizada a convite do governo israelense, com o objetivo de conhecer experiências em áreas como tecnologia, segurança, educação e cidades inteligentes.
Durante a estadia em Israel, os participantes da missão precisaram se abrigar em bunkers após a escalada no conflito regional. Na sexta-feira (13), Israel iniciou ataques aéreos contra o Irã, que respondeu com o lançamento de mísseis balísticos. A situação levou à retirada da comitiva.
Confirmação do Itamaraty
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) confirmou nesta quarta-feira (18) que o último grupo de autoridades e políticos brasileiros conseguiu deixar Israel pela fronteira terrestre com a Jordânia. Segundo o órgão, a saída ocorreu durante a manhã.
A Embaixada de Israel no Brasil divulgou nota oficial informando que o grupo incluía 28 cidadãos brasileiros, entre eles uma funcionária da representação diplomática de Israel.

“Liderados pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel, e em meio a um ataque sem precedentes de mísseis iranianos contra o país, todos os membros das delegações brasileiras — que haviam sido convidados a Israel pelo Ministério — concluíram sua estadia e deixaram o país em segurança hoje (18)”, informou a embaixada.
A nota também destacou que os encontros realizados durante a viagem tiveram caráter técnico e profissional, envolvendo temas como inovação, segurança e cooperação entre os dois países.
Contexto do conflito
O conflito entre Israel e Irã se intensificou nos últimos dias. Na sexta-feira (13), o governo israelense realizou ataques que resultaram na morte de dois dos principais líderes militares iranianos. Como resposta, o Irã lançou dezenas de mísseis balísticos contra Israel, ferindo diversas pessoas.
O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, declarou que Israel provocou uma guerra e cometeu um “grande erro”.
A escalada de tensão levou autoridades internacionais a emitirem alertas e a mobilizarem planos de evacuação de seus cidadãos e representantes diplomáticos no território israelense.
Foto: Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.