Khamenei afirma que envolvimento militar dos EUA no conflito com Israel trará danos irreparáveis
O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, ameaçou os Estados Unidos após declarações do ex-presidente norte-americano Donald Trump, que exigiu a rendição incondicional do governo iraniano no contexto da guerra entre Irã e Israel.
Em mensagem transmitida pela televisão estatal nesta quarta-feira (18.jun.2025), Khamenei afirmou que qualquer envolvimento militar dos EUA no conflito será prejudicial para os norte-americanos. Segundo ele, os danos seriam irreparáveis.

“A entrada dos EUA nesta questão [guerra] é 100% em seu próprio prejuízo. O dano que os EUA sofrerão será definitivamente irreparável se eles entrarem militarmente neste conflito”, afirmou o líder iraniano.
Declarações de Trump
Trump fez as declarações na terça-feira (17.jun), por meio de uma rede social. Ele escreveu a frase “Rendição Incondicional”, e, em seguida, afirmou que Khamenei “é um alvo fácil”, embora tenha dito que, por enquanto, não pretende matá-lo.
“Não queremos mísseis disparados contra civis ou soldados americanos. Nossa paciência está se esgotando”, disse Trump na publicação.
Resposta iraniana
Khamenei respondeu às ameaças dizendo que não é sensato esperar que o povo iraniano se renda. Ele declarou que os prejuízos causados aos EUA seriam maiores do que os que o país persa sofreria em caso de confronto direto.
“O presidente dos EUA nos ameaça. Com sua retórica absurda, ele exige que o povo iraniano se renda a ele. Eles deveriam fazer ameaças contra aqueles que têm medo de serem ameaçados. A nação iraniana não se assusta com ameaças.”

Khamenei também disse que as evidências de envolvimento dos EUA nos ataques de Israel aumentam a cada dia.
“A nação iraniana também se opõe firmemente a qualquer paz imposta. A nação iraniana não capitulará diante da coerção de ninguém”, completou.
Conflito com Israel
As declarações ocorrem em meio ao agravamento do conflito entre Irã e Israel, iniciado na sexta-feira (13). O episódio coincide com negociações entre Teerã e Washington sobre o programa nuclear iraniano.

As manifestações do governo Trump intensificaram as especulações sobre uma possível intervenção direta dos Estados Unidos no confronto. A posição do ex-presidente norte-americano tem sido acompanhada com atenção por observadores internacionais, diante da instabilidade gerada pela escalada de tensões.
Foto: Hasan Shirvani/Irna Image via Fotos Publicas / Asghar Khamseh/IRNA IMAGE via Fotos Publicas / IRNA via Fotos Publicas
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.