Líder do Irã ameaça os EUA após exigência de rendição feita por Donald Trump

Líder do Irã ameaça os EUA após exigência de rendição feita por Donald Trump

Khamenei afirma que envolvimento militar dos EUA no conflito com Israel trará danos irreparáveis

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, ameaçou os Estados Unidos após declarações do ex-presidente norte-americano Donald Trump, que exigiu a rendição incondicional do governo iraniano no contexto da guerra entre Irã e Israel.

Em mensagem transmitida pela televisão estatal nesta quarta-feira (18.jun.2025), Khamenei afirmou que qualquer envolvimento militar dos EUA no conflito será prejudicial para os norte-americanos. Segundo ele, os danos seriam irreparáveis.

“A entrada dos EUA nesta questão [guerra] é 100% em seu próprio prejuízo. O dano que os EUA sofrerão será definitivamente irreparável se eles entrarem militarmente neste conflito”, afirmou o líder iraniano.

Declarações de Trump

Trump fez as declarações na terça-feira (17.jun), por meio de uma rede social. Ele escreveu a frase “Rendição Incondicional”, e, em seguida, afirmou que Khamenei “é um alvo fácil”, embora tenha dito que, por enquanto, não pretende matá-lo.

“Não queremos mísseis disparados contra civis ou soldados americanos. Nossa paciência está se esgotando”, disse Trump na publicação.

Resposta iraniana

Khamenei respondeu às ameaças dizendo que não é sensato esperar que o povo iraniano se renda. Ele declarou que os prejuízos causados aos EUA seriam maiores do que os que o país persa sofreria em caso de confronto direto.

“O presidente dos EUA nos ameaça. Com sua retórica absurda, ele exige que o povo iraniano se renda a ele. Eles deveriam fazer ameaças contra aqueles que têm medo de serem ameaçados. A nação iraniana não se assusta com ameaças.”

Khamenei também disse que as evidências de envolvimento dos EUA nos ataques de Israel aumentam a cada dia.

“A nação iraniana também se opõe firmemente a qualquer paz imposta. A nação iraniana não capitulará diante da coerção de ninguém”, completou.

Conflito com Israel

As declarações ocorrem em meio ao agravamento do conflito entre Irã e Israel, iniciado na sexta-feira (13). O episódio coincide com negociações entre Teerã e Washington sobre o programa nuclear iraniano.

As manifestações do governo Trump intensificaram as especulações sobre uma possível intervenção direta dos Estados Unidos no confronto. A posição do ex-presidente norte-americano tem sido acompanhada com atenção por observadores internacionais, diante da instabilidade gerada pela escalada de tensões.

Foto: Hasan Shirvani/Irna Image via Fotos Publicas / Asghar Khamseh/IRNA IMAGE via Fotos Publicas / IRNA via Fotos Publicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado