Trump confirma ataque dos EUA a instalações nucleares no Irã após escalada com Israel

Trump confirma ataque dos EUA a instalações nucleares no Irã após escalada com Israel

Operação dos EUA atingiu três locais nucleares iranianos; ação ocorre após ofensiva mútua entre Irã e Israel

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (21.jun.2025) que o país realizou um ataque contra três instalações nucleares no Irã. Segundo Trump, a ação foi conduzida com sucesso e teve como alvos as localidades de Fordow, Natanz e Esfahan, conhecidas por abrigar centros estratégicos do programa nuclear iraniano. O governo iraniano confirmou que sua principal instalação nuclear foi atingida.

A ofensiva ocorre após uma semana marcada por intensos combates aéreos entre Israel e Irã. Militares israelenses já haviam declarado publicamente a intenção de atingir instalações nucleares iranianas, o que levou Teerã a retaliar com lançamentos de mísseis contra cidades como Tel Aviv, Haifa e Jerusalém.

Em sua rede social, Trump afirmou: “Concluímos com muito sucesso nosso ataque aos três locais nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan”. Ele destacou ainda que uma carga completa de bombas foi lançada sobre Fordow, indicando a destruição da instalação. “Fordow se foi”, escreveu.

Segundo informações da agência Reuters, os Estados Unidos utilizaram aviões B-2 Spirit, equipados para transportar bombas de grande porte, específicas para ataques a instalações subterrâneas, como as que existem em Fordow. Ainda de acordo com Trump, todas as aeronaves deixaram o espaço aéreo iraniano e estavam retornando em segurança no momento do anúncio.

O presidente norte-americano informou que fará um pronunciamento oficial sobre a operação às 23h (horário local). Em sua publicação, ele afirmou que “esse é um momento histórico para os Estados Unidos, Israel e o mundo” e completou: “O Irã agora deve concordar em acabar com esta guerra”.

Trump já havia sinalizado anteriormente que os Estados Unidos poderiam se envolver diretamente no conflito entre Israel e Irã. Em fevereiro, ele retomou a política de “pressão máxima” contra o Irã, com o objetivo de levar Teerã a negociar um novo acordo que impeça o desenvolvimento de armas nucleares.

Na última terça-feira (17.jun), Trump publicou uma mensagem em que indicava já ter “o controle do céu do Irã”, sugerindo que operações aéreas dos EUA já estavam em andamento ou em preparação. Ele também mencionou o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, dizendo saber onde ele estaria escondido, e acrescentou que não ordenaria sua morte “por enquanto”.

Dois dias depois, na quinta-feira (19), o presidente norte-americano declarou que ainda levaria até duas semanas para decidir sobre a entrada formal dos EUA no conflito entre Irã e Israel. A decisão pela operação foi tomada dias depois da declaração, diante do agravamento da tensão na região.

Especialistas consultados pela imprensa internacional afirmaram que os Estados Unidos são, atualmente, o único país com capacidade técnica e militar para atingir o programa nuclear iraniano de forma significativa. De acordo com a doutora em Direito Internacional Priscila Caneparo, o poder de artilharia dos EUA supera o de Israel, o que faz com que sua entrada no conflito represente uma nova etapa no embate.

A ação dos Estados Unidos altera o cenário da crise no Oriente Médio, que já vinha se intensificando com as trocas de ataques entre Israel e Irã. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre os danos causados pelas operações ou eventuais vítimas nos locais atingidos.

O governo do Irã confirmou o ataque à sua principal instalação nuclear, mas ainda não divulgou uma resposta oficial à ofensiva norte-americana. Também não houve, até agora, reações formais por parte de outros países envolvidos na região ou do Conselho de Segurança da ONU.

Trump finalizou sua mensagem afirmando que “agora é a hora de paz”, mas não indicou se outras ações militares estão previstas nos próximos dias.

Foto: @TheWhiteHouse/Fotos Públicas / Daniel Torok/White House

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber