Time brasileiro supera equipe inglesa na segunda rodada e fica próximo da classificação às quartas de final
Menos de 24 horas após a vitória do Botafogo sobre o Paris Saint-Germain, o Flamengo também superou uma equipe europeia na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Na noite desta sexta-feira (20.jun.2025), o clube carioca venceu o Chelsea por 3 a 1 no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, e assumiu a liderança do Grupo D.
Com o resultado, o Flamengo chegou a seis pontos, três a mais que o Chelsea, que permanece com três. Ainda nesta sexta-feira, Los Angeles FC (Estados Unidos) e Espérance (Tunísia) se enfrentam no Geodis Park, em Nashville, para completar a segunda rodada da chave. Um empate no confronto garante ao time brasileiro a classificação antecipada às quartas de final e a primeira posição do grupo.
Escalação e desempenho
O técnico Filipe Luís fez três alterações na equipe em relação à vitória por 2 a 0 sobre o Espérance na estreia. Na defesa, Wesley e Danilo entraram nas vagas de Guillermo Varela e Léo Ortiz. No ataque, Gonzalo Plata substituiu Bruno Henrique.

Durante o primeiro tempo, o Flamengo teve 63% de posse de bola e cinco escanteios, mas encontrou dificuldades para finalizar. O Chelsea finalizou o mesmo número de vezes e foi mais eficiente. Em falha na saída de bola entre Erick Pulgar e Wesley, Pedro Neto aproveitou e abriu o placar para a equipe inglesa.
A principal chance do Flamengo na etapa inicial veio aos 42 minutos, em cobrança de falta de Arrascaeta para Gerson, que finalizou livre. Cowell salvou em cima da linha.
Virada e controle no segundo tempo
O Flamengo manteve a intensidade na volta do intervalo. Aos 8 minutos, Gerson quase empatou após jogada individual, mas o rebote sobrou para Plata, que não conseguiu concluir.
Aos 10 minutos, Filipe Luís promoveu a entrada de Bruno Henrique no lugar de Arrascaeta. Seis minutos depois, o atacante empatou o jogo após cruzamento de Gerson e desvio de Plata.

A virada veio aos 19 minutos: Bruno Henrique ajeitou de cabeça após escanteio cobrado por Pulgar, e Danilo completou para o gol.
A situação do Chelsea se agravou aos 22 minutos, com a expulsão de Nicolas Jackson, que havia entrado há apenas quatro minutos, por falta em Ayrton Lucas. Com um jogador a mais, o Flamengo dominou a partida e ampliou aos 37 minutos. Wallace Yan e Plata tabelaram, e a bola sobrou para o jovem atacante de 20 anos marcar o terceiro gol da equipe brasileira.
Próximos jogos
Flamengo e Chelsea voltam a campo na terça-feira (22), às 22h (horário de Brasília). O time brasileiro enfrentará o Los Angeles FC no Camping World Stadium, em Orlando. Já o clube inglês jogará contra o Espérance novamente no Lincoln Financial Field.
O Flamengo depende apenas de um empate para garantir a liderança do Grupo D, enquanto o Chelsea precisa vencer e torcer por combinação de resultados para avançar.
Foto: Gilvan de Souza/CRF
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.