Ex-presidente dos EUA divulgou cronograma para o fim do conflito direto entre os países; acordo prevê encerramento da chamada “Guerra dos 12 Dias” em 24 horas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (23.jun.2025), por meio de sua conta oficial na rede social X (antigo Twitter), um acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã. A declaração foi publicada no início da noite e detalha um cronograma para a interrupção total das hostilidades entre os dois países.
De acordo com Trump, o cessar-fogo começará oficialmente dentro de aproximadamente seis horas após o anúncio, o que corresponderia à 1h da manhã no horário de Brasília. O plano prevê que o Irã iniciará o cessar-fogo, e que Israel fará o mesmo 12 horas depois.
Ainda segundo a publicação, após o período de 24 horas desde o início do processo, o conflito será considerado encerrado, marcando o fim da chamada “Guerra dos 12 Dias”, como vem sendo referida nas comunicações feitas por Trump.

“Parabéns a todos! Esta foi uma guerra que poderia durar anos e destruir todo o Oriente Médio, mas não vai. Deus abençoe Israel, o Irã, o Oriente Médio, os Estados Unidos e o mundo”, escreveu o presidente dos EUA.
A postagem não apresenta detalhes sobre quais foram os termos do acordo, nem indica se houve participação oficial de representantes diplomáticos dos países envolvidos ou de outros atores internacionais. Também não há informações confirmadas pelas autoridades de Israel ou do Irã até o momento do anúncio feito por Trump.

A chamada “Guerra dos 12 Dias” teve início no contexto de uma escalada de tensões entre Israel e Irã, com episódios de ataques diretos, movimentações militares e alertas internacionais. O conflito provocou preocupação global devido ao risco de expansão para outras regiões do Oriente Médio.
O anúncio ainda aguarda confirmação de autoridades diplomáticas e militares dos países citados, bem como de organismos internacionais que atuam na mediação de conflitos.
Foto: Daniel Torok
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







