Aviso de perigo potencial segue até terça-feira (24); capital potiguar já registra alagamentos e transbordamentos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta segunda-feira (23.jun.2025), o alerta de acumulado de chuvas para 23 municípios do Rio Grande do Norte. Entre as cidades listadas está Natal, capital do estado. O novo aviso é válido até às 10h da terça-feira (24.jun).

O alerta emitido é de cor amarela, que indica “perigo potencial”, o nível mais baixo na escala de severidade do órgão. Segundo o Inmet, são previstas chuvas com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia. Mesmo com baixo risco, o órgão recomenda atenção para possíveis alagamentos pontuais e pequenos deslizamentos de terra em áreas de risco.
Chuvas persistem no RN desde a semana passada
Desde a terça-feira passada (17.jun), o estado do Rio Grande do Norte tem sido impactado por fortes chuvas. O Inmet vem emitindo alertas sucessivos ao longo da semana. No aviso anterior, 48 municípios potiguares estavam sob risco. Na nova atualização, o número de cidades foi reduzido para 23.

Em Natal, as chuvas já provocaram diversos transtornos. Foram registrados alagamentos em vias urbanas, transbordamento de lagoas e queda de árvores e postes em diferentes pontos da cidade. No bairro Nossa Senhora de Nazaré, por exemplo, a Lagoa de São Conrado transbordou no sábado (21), e a água invadiu residências na região.
Outro impacto registrado foi na praia de Ponta Negra, onde uma vala se abriu no trecho da obra de engorda da faixa de areia, também em razão do grande volume de água.
Recomendações do Inmet para áreas sob alerta
O Inmet orienta a população a adotar medidas preventivas durante a vigência do alerta. As principais recomendações são:
- Evitar enfrentar o mau tempo;
- Observar sinais de movimentação de terra em encostas;
- Evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante a chuva.
Em caso de emergência, os moradores devem acionar os canais oficiais de atendimento da Defesa Civil (telefone 199) ou do Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Diferença entre alerta de acumulado de chuvas e de chuvas intensas
O aviso de acumulado de chuvas emitido pelo Inmet considera apenas o volume pluviométrico previsto. Ele difere do alerta de chuvas intensas, que inclui outros fatores meteorológicos, como descargas elétricas e ventos fortes. Neste momento, o estado do Rio Grande do Norte está apenas sob o alerta de acumulado de chuvas, sem previsão de raios ou ventania.
Municípios incluídos no novo alerta
- Arez
- Baía Formosa
- Canguaretama
- Ceará-Mirim
- Espírito Santo
- Extremoz
- Goianinha
- Macaíba
- Maxaranguape
- Montanhas
- Monte Alegre
- Natal
- Nísia Floresta
- Parnamirim
- Pedro Velho
- Pureza
- Rio do Fogo
- São Gonçalo do Amarante
- São José de Mipibu
- Senador Georgino Avelino
- Tibau do Sul
- Touros
- Vila Flor
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







