Por Danilo Bezerra – dnlbzrr@gmail.com
Interface
O setor aéreo brasileiro segue em recuperação acelerada em 2025. Dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que, em maio, o Brasil registrou 8,2 milhões de passageiros em voos domésticos — um crescimento de 14% em relação ao mesmo mês do ano passado. O volume representa também uma alta de 4% em comparação com abril, que teve 7,9 milhões de viajantes.
Com esse desempenho, maio se consolidou como o segundo melhor mês do ano em número de passageiros transportados, ficando atrás apenas de janeiro, que alcançou 8,6 milhões de embarques e desembarques.
Turismo interno impulsiona aviação
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o aumento é reflexo direto da valorização do turismo doméstico no país. “Os brasileiros estão viajando mais pelo país e esse crescimento é um reflexo direto do fortalecimento do turismo brasileiro. Mais pessoas estão conhecendo novos destinos e movimentando a economia, com geração de renda e emprego”, afirmou.
Segundo o ministro, a ampliação da conectividade aérea e os investimentos em infraestrutura turística são prioridades do governo federal para manter esse ritmo de crescimento. “Nosso compromisso é continuar trabalhando na ampliação da conectividade aérea, na oferta de rotas e na infraestrutura turística, potencializando a atividade no país”, completou.
Rotas mais movimentadas
A ligação entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro continua sendo a mais procurada, liderando o ranking de fluxo de passageiros com 607,8 mil viajantes em maio. Na sequência, destacam-se as rotas entre São Paulo e Paraná (582,5 mil), e São Paulo e Santa Catarina (489,8 mil).
O ministro Celso Sabino também ressaltou o papel dos destinos emergentes nesse avanço. “O aumento no fluxo de passageiros não se concentra apenas nos grandes centros, mas também em destinos emergentes, o que fortalece o turismo regional e amplia as oportunidades de desenvolvimento econômico nas mais diversas regiões do Brasil.”
Destaques regionais e aeroportos mais movimentados
Entre os aeroportos com maior movimentação de passageiros em maio, cinco se destacaram nacionalmente:
- Aeroporto de Guarulhos (SP)
- Aeroporto de Congonhas (SP)
- Aeroporto de Brasília (DF)
- Aeroporto de Confins (MG)
- Aeroporto de Campinas (SP)
Além dos grandes hubs, os dados da Anac apontam os terminais com maior volume de passageiros por região:
- Nordeste: Aeroporto do Recife
- Sul: Aeroporto de Porto Alegre
- Norte: Aeroporto de Belém
Informações detalhadas
Todos os dados de movimentação aérea fazem parte da atualização mais recente do Relatório de Demanda e Oferta publicado pela Anac. O levantamento é uma ferramenta essencial para o planejamento e análise de políticas públicas e estratégias do setor aéreo e turístico.
Foto: Agência Brasília

Sobre Danilo Bezerra, colunista do Por Dentro do RN
Interface é a coluna onde tecnologia, aviação, sociedade e educação se cruzam. Um espaço para refletir sobre como a inteligência artificial transforma nossas rotas, como as inovações decolam (ou colapsam) no setor público e privado, e como tudo isso impacta a forma como aprendemos, nos movemos e nos conectamos. Aqui, análise crítica e informação qualificada ganham altitude.







