Passagens aéreas: voos domésticos crescem 14% em maio no Brasil

Passagens aéreas: voos domésticos crescem 14% em maio no Brasil

Por Danilo Bezerra – dnlbzrr@gmail.com
Interface

O setor aéreo brasileiro segue em recuperação acelerada em 2025. Dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que, em maio, o Brasil registrou 8,2 milhões de passageiros em voos domésticos — um crescimento de 14% em relação ao mesmo mês do ano passado. O volume representa também uma alta de 4% em comparação com abril, que teve 7,9 milhões de viajantes.

Com esse desempenho, maio se consolidou como o segundo melhor mês do ano em número de passageiros transportados, ficando atrás apenas de janeiro, que alcançou 8,6 milhões de embarques e desembarques.


Turismo interno impulsiona aviação

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o aumento é reflexo direto da valorização do turismo doméstico no país. “Os brasileiros estão viajando mais pelo país e esse crescimento é um reflexo direto do fortalecimento do turismo brasileiro. Mais pessoas estão conhecendo novos destinos e movimentando a economia, com geração de renda e emprego”, afirmou.

Segundo o ministro, a ampliação da conectividade aérea e os investimentos em infraestrutura turística são prioridades do governo federal para manter esse ritmo de crescimento. “Nosso compromisso é continuar trabalhando na ampliação da conectividade aérea, na oferta de rotas e na infraestrutura turística, potencializando a atividade no país”, completou.


Rotas mais movimentadas

A ligação entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro continua sendo a mais procurada, liderando o ranking de fluxo de passageiros com 607,8 mil viajantes em maio. Na sequência, destacam-se as rotas entre São Paulo e Paraná (582,5 mil), e São Paulo e Santa Catarina (489,8 mil).

O ministro Celso Sabino também ressaltou o papel dos destinos emergentes nesse avanço. “O aumento no fluxo de passageiros não se concentra apenas nos grandes centros, mas também em destinos emergentes, o que fortalece o turismo regional e amplia as oportunidades de desenvolvimento econômico nas mais diversas regiões do Brasil.”


Destaques regionais e aeroportos mais movimentados

Entre os aeroportos com maior movimentação de passageiros em maio, cinco se destacaram nacionalmente:

  1. Aeroporto de Guarulhos (SP)
  2. Aeroporto de Congonhas (SP)
  3. Aeroporto de Brasília (DF)
  4. Aeroporto de Confins (MG)
  5. Aeroporto de Campinas (SP)

Além dos grandes hubs, os dados da Anac apontam os terminais com maior volume de passageiros por região:

  • Nordeste: Aeroporto do Recife
  • Sul: Aeroporto de Porto Alegre
  • Norte: Aeroporto de Belém

Informações detalhadas

Todos os dados de movimentação aérea fazem parte da atualização mais recente do Relatório de Demanda e Oferta publicado pela Anac. O levantamento é uma ferramenta essencial para o planejamento e análise de políticas públicas e estratégias do setor aéreo e turístico.

Foto: Agência Brasília

Foto de Danilo Bezerra 5

Sobre Danilo Bezerra, colunista do Por Dentro do RN

Interface é a coluna onde tecnologia, aviação, sociedade e educação se cruzam. Um espaço para refletir sobre como a inteligência artificial transforma nossas rotas, como as inovações decolam (ou colapsam) no setor público e privado, e como tudo isso impacta a forma como aprendemos, nos movemos e nos conectamos. Aqui, análise crítica e informação qualificada ganham altitude.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado