Fiscalizações também apontaram aumento nas autuações por irregularidades no comércio
Mais de 850 quilos de produtos impróprios para consumo foram apreendidos pelo Procon Natal durante fiscalizações realizadas no primeiro semestre de 2025. Os dados estão no relatório divulgado pelo órgão, que também indicou aumento nas autuações por irregularidades em estabelecimentos comerciais da capital potiguar.
Entre janeiro e junho, foram executadas 230 ações de fiscalização nas quatro regiões administrativas da cidade. A maior concentração ocorreu nas zonas Sul e Leste, com 84 (36,52%) e 82 (35,65%) visitas respectivamente. A Zona Oeste teve 33 fiscalizações (14,35%) e a Zona Norte, 31 (13,48%).

A direção do Procon aponta que a maior incidência nas zonas Leste e Sul se deve à concentração comercial nessas regiões. Abril foi o mês com maior volume de apreensão de produtos vencidos ou mal acondicionados.
As ações do Procon têm como foco garantir a segurança alimentar e a conformidade legal dos produtos comercializados. Durante as fiscalizações, foram encontradas mercadorias fora do prazo de validade, sem informação adequada na rotulagem e em condições inadequadas de armazenamento.
O órgão informou que continuará intensificando as fiscalizações no segundo semestre, com foco na prevenção, orientação e correção de irregularidades. O objetivo é promover um mercado mais seguro e justo para os consumidores.
Foto: Alessandro Marques/Procon Natal
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







