Trump e Otan anunciam plano de envio de armas para Ucrânia e ameaçam tarifas contra Rússia

Trump e Otan anunciam plano de envio de armas para Ucrânia e ameaçam tarifas contra Rússia

EUA fornecerão mísseis pagos por países da Otan e alertam sobre sanções caso Moscou não negocie

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, anunciaram nesta segunda-feira (14.jul.2025) um plano para fornecer armas, incluindo mísseis, à Ucrânia, como parte de uma estratégia para apoiar o país em sua defesa contra as forças russas.

O anúncio ocorreu após semanas de impasse nas negociações entre Trump e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que não apresentaram avanços para encerrar o conflito. A iniciativa surge em meio a apelos frequentes do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para que os Estados Unidos e a Otan enviem mais armamentos.

Segundo Trump, os Estados Unidos fornecerão as armas, mas os custos serão pagos pelos países membros da Otan. O acordo prevê que uma primeira leva de equipamentos será enviada em breve, com um grande número de mísseis incluído nesse pacote inicial.

Entre os itens citados, Trump mencionou especificamente um sistema de mísseis Patriot, que, de acordo com ele, será entregue em breve à Ucrânia. O objetivo é fortalecer as capacidades defensivas ucranianas diante da continuidade dos ataques russos.

Durante o anúncio conjunto, Mark Rutte, secretário-geral da Otan, reforçou que a aliança está comprometida em apoiar a Ucrânia com armamentos e que essa remessa faz parte de um esforço mais amplo de assistência militar.

Em resposta à postura do governo russo, Trump também anunciou que pretende impor “tarifas muito severas” à Rússia caso não haja um acordo para encerrar a guerra no prazo de 50 dias.

Trump afirmou que o governo norte-americano e o Congresso dos Estados Unidos estão discutindo um pacote de sanções adicionais para pressionar Moscou a negociar um cessar-fogo. A iniciativa busca aumentar a pressão econômica sobre o governo russo, que até o momento não sinalizou disposição para encerrar o conflito.

Mark Rutte alertou que Moscou deve considerar cuidadosamente a proposta de negociação. “Se eu fosse Vladimir Putin hoje, e você estivesse falando sobre o que está planejando fazer em 50 dias… Eu reconsideraria se não deveria levar as negociações sobre a Ucrânia mais a sério”, afirmou.

A decisão de intensificar o envio de armas para a Ucrânia ocorre após relatos de insatisfação de Trump com a postura de Putin. Segundo interlocutores, o presidente norte-americano teria ficado desapontado após um telefonema recente com o líder russo, no qual percebeu que não havia disposição para interromper os ataques.

Nos últimos meses, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tem feito reiterados pedidos à Otan e aos Estados Unidos para receber mais armamentos. Os pedidos incluem sistemas de defesa aérea, munições, blindados e mísseis de médio e longo alcance, com o objetivo de manter a capacidade de defesa do território ucraniano.

Os detalhes sobre o cronograma de entrega dos equipamentos e o valor total dos armamentos que serão financiados pelos aliados da Otan não foram divulgados. Trump indicou apenas que os equipamentos serão enviados “muito em breve” como parte de uma primeira onda de auxílio militar.

Enquanto isso, parlamentares norte-americanos trabalham em propostas de sanções adicionais para a Rússia. As medidas incluem aumento de tarifas de importação e restrições a setores estratégicos da economia russa, com o objetivo de reduzir a capacidade de financiamento da guerra.

A Otan, por sua vez, reforçou que continuará monitorando a situação no leste europeu e trabalhando em conjunto com aliados para coordenar novos pacotes de ajuda militar à Ucrânia.

Foto: Daniel Torok/White House / RS/via Fotos Publicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber